O processo de ensino-aprendizagem de matemática em questão: perspectivas crí­ticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.70632

Palavras-chave:

Educação Matemática Crí­tica, Pedagogia Histórico-Crí­tica, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Nesta pesquisa, analisamos as convergências e divergências entre duas correntes crí­ticas na Educação Matemática: a Educação Matemática Crí­tica (EMC) e a Pedagogia Histórico-Crí­tica (PHC), centrando-se nos processos de ensino-aprendizagem. Utilizando a metodologia dos referenciais exemplares de Marx, adotamos Ole Skovsmose como referência para a EMC e Dermeval Saviani e Newton Duarte para a PHC. O estudo, de natureza bibliográfica, busca compreender as concepções das teorias de forma positiva e estabelecer um diálogo crí­tico entre elas, visando orientações para futuras pesquisas e práticas pedagógicas. Exploramos a influência da psicologia histórico-cultural, as aproximações entre a teoria da atividade e a tese de familiaridade, com ênfase nas considerações didáticas para o ensino de matemática. Concluí­mos discutindo as possí­veis razões para as diferenças entre essas abordagens tendo como principal resultado que suas diferenciações didático-pedagógicas emergem das diferenças de concepção de mundo das teorias.

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Biografia do Autor

Guilherme Wagner, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor e Mestre em Educação Cientí­fica e Tecnológica (UFSC) na área de Filosofia da Educação Matemática e Graduado em Matemática (UFSC). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no departamento de Ciências Exatas e Educação. Tem interesse nas áreas de Educação Matemática, Subjetividade e Tecnologias, Educação em Computação e Ciência dos Dados, Filosofia da Educação Matemática. Formado pelo Programa Avançado em Matemática (PAM/CFM/UFSC).

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Publicado

2024-05-08

Como Citar

Wagner, G. (2024). O processo de ensino-aprendizagem de matemática em questão: perspectivas crí­ticas. Vitruvian Cogitationes, 5(1), 109–127. https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.70632

Edição

Seção

Artigos