Astronomia na Educação Básica por meio de práticas pedagógicas aliadas í BNCC: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v4iextra.70786Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ensino da Astronomia, Educação básica, Recursos metodológicos, BNCCResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) expõe que o ensino de Ciências na educação básica deve partir da investigação, curiosidade, observação, criação, colaboração e que o aluno precisa ser ativo no processo de construção do conhecimento. Para o ensino da Astronomia não poderia ser diferente, no entanto, há desafios que impedem que a escola possibilite para o estudante uma aprendizagem nesses preceitos. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo pontuar as dificuldades de docentes nas aulas com temas da Astronomia, partindo para a observação de práticas pedagógicas em uma escola pública do município de Ananindeua – PA e, com isso, pensar em possibilidades para o ensino da Astronomia que se baseie nos moldes da BNCC. Na instituição escolar citada, é visível aulas conteudistas e expositivas, onde se utiliza como recurso apenas o livro didático e atividades impressas, assim, se torna necessário pensar em recursos metodológicos para desconstruir essas práticas tradicionais de ensino. Essas estratégias metodológicas foram selecionadas e construídas durante as aulas da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências na graduação do curso de Pedagogia. A coleta de dados e os recursos são apresentados por meio de uma mostra científica na Universidade da Amazônia, campus Ananindeua – PA, í discentes e profissionais da educação, visando contribuir com as práticas pedagógicas de professores da educação básica em relação ao estudo de Astronomia para crianças, e os resultados foram satisfatórios quanto a opiniões do público da mostra científica, que destacaram ser recursos de grande valor e de qualidade para o ensino da Astronomia na educação básica.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
BARTELMEBS, R. C.; MORAES, R. Teoria e prática do ensino de astronomia nos anos iniciais: mediação das aprendizagens por meio de perguntas. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 1, n.1, p. 98-112, jan./jun. 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação – MEC, Brasília, 2018.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FERREIRA, R. C.; CAJUEIRO, D.D. S.Desafios do ensino daAstronomia nos anos iniciais: desconstruindo práticas tradicionais nas aulas de “Sistema Solar e Astros Celestesâ€. In: ENCONTRO DO CURSO DE PEDAGOGIA – ENCOPED, 1., 2023. Anais [...]. Disponível em: https://ime.events/encoped2023/pdf/19346. Acesso em: 11 dez. 2023.
JACOBUCCI, C. F. D. Contribuições dos espaços não-formais de educação para aformação da cultura científica. Em Extensão, Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 55-66, 2008.
LEITE, A. S.; SANTOS, E.;SALESJÚNIOR, V. B. Realidade Aumentada e o seu impacto na educação. Revista Facima Digital – GESTíO, p. 11-21,2018.
MEIS, L. Ciência, Educação e o conflito Humano-Tecnológico. 2. ed.São Paulo: Editora SENAC, 2002.
MONTEIRO, J. C. S. PADLET: um novo modelo de organização de conteúdo hipertextual. Revista Encantar –Educação, Cultura e Sociedade,Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020.
PAVíO, A. C. Ensinar ciências fazendo ciência. In: PAVíO. A. C.; FREITAS. D.(org.). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EdUFSCar, 2008. p. 15-23.
PAVíO, A. C.; LIMA, M. E. F. C.;FALTAY, P.; LIMA, P. F.; REZENDE, S. M. Ciência, tecnologia e qualidade de vida coletiva. In: PREFEITURA DO RECIFE (org.). Tempos de aprendizagem, identidade cidadã e organização da educação escolar em ciclos. Recife: Editora UFPE, 2003. p. 67-76.
SANTOS, F. A. O ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professorformador de professoressobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará. 22f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens) –Faculdade de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
SCHIEL, D. (org.). Ensinar as ciências nas escolas. SãoCarlos: Editora CDCC USP,2005.SILVA, C.C.; GASTAL, M.L. Ensinando ciências e ensinando a respeito de ciências. In: PAVíO. A. C.; FREITAS. D. (org.). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EdUFSCar, 2008.p. 35-44.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÍ. Centro de Ciências e Planetário do Pará. Pará: Universidade do Estado do Pará, 2016. Disponível em: https://paginas.uepa.br/planetario/. Acesso em: 10 jul. 2023.











