Práticas epistêmicas no contexto da iniciação cientí­fica: ensaios sobre o desenvolvimento da argumentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70791

Palavras-chave:

Iniciação cientí­fica, Práticas epistêmicas, Pensamento crí­tico, Argumentação

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado na modalidade profissional em Ensino de Ciências Exatas. Dentre os resultados empí­ricos emergentes, esta análise irá destacar as contribuições da iniciação cientí­fica para o desenvolvimento de práticas epistêmicas ligadas í  dimensão social da ciência. Os encontros de iniciação cientí­fica foram realizados em uma escola pública estadual de Mato Grosso, com uma turma de 3º ano do Ensino Médio. O quadro teórico de análise dialoga com contribuições de pesquisas sobre o desenvolvimento do pensamento crí­tico e com diretrizes sobre o ensino por investigação. Os dados empí­ricos emergiram de grupos focais e dos diários de campo dos estudantes e da pesquisadora. Em termos gerais, foi possí­vel concluir que a iniciação cientí­fica oportunizou a vivência de práticas epistêmicas ligadas í  produção e comunicação do conhecimento. Entre elas, destacam-se o desenvolvimento da argumentação em diferentes etapas das pesquisas realizadas pelos estudantes.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Gonzatti, S. E. M., & Lima, N. J. F. de. (2023). Práticas epistêmicas no contexto da iniciação cientí­fica: ensaios sobre o desenvolvimento da argumentação. Vitruvian Cogitationes, 4(extra), 233–245. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70791

Edição

Seção

Artigos