Tecnologias Digitais aplicadas ao Ensino de Física: Sequência Didática mediada pelo Software Modellus
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v4i3.70793Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Ensino de Física, Software Modellus, Sequência didáticaResumo
Este artigo explora a aplicação das tecnologias digitais no ensino de Física, com foco na sequência didática mediada pelo Software Modellus. O objetivo principal é investigar como o Modellus pode ser integrado ao ensino de Física, especificamente no estudo do movimento de queda livre. O estudo aborda a questão de como a Física, frequentemente resistida pelos alunos, e o Modellus podem oferecer uma abordagem de aprendizado interativo para alunos e professores. A pesquisa é qualitativa-quantitativa e foi realizada no IFMA - Campus São João dos Patos, envolvendo 76 alunos do 1º ano. Os resultados revelaram que o Modellus pode ser uma ferramenta metodológica eficaz no ensino de Física, uma vez que 75% dos alunos apresentaram um bom desempenho na utilização do Software. Isso sugere que o Modellus pode contribuir positivamente para o ensino da Física, tornando o aprendizado mais acessível e envolvente.
Downloads
Referências
ANDRADE, D.P. Utilização do Software Modellus como ferramenta no ensino de cinemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física -MNPEF) -Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
ARAÚJO,J.D.de. OSoftwareModelluscomoferramentapotencialmente significativa no ensino da cinemática. Natal, 2015.
AUSUBEL,D.Aquisiçãoeretençãodeconhecimentos:Umaperspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003.
BARBOSA,R. M. Descobrindoageometriafractal:paraasaladeaula. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
BATISTA, P.Ouso das tecnologias digitais no ensino de física: recursos, percepções e desafios. 2020. Dissertação de Mestrado ( curso de especialização em ensino de ciências e matemática na modalidade educação a distância) -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, 2020.
CABRAL,N.F.Sequênciasdidáticas:estruturaeelaboração.SBEM/SBEM-PA,2017.
CAVALCANTI, G. Vídeos de Matemática: artefato ou instrumento, qual seu lugar.XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011.
CORREIA,N.AhistóriadaFísicanaeducaçãoBrasileira.SantaCruz-RN,1996.
DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. In:Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 1994. p. 80-80.
BETZ. M E. M; TEIXEIRA. R. M. Métodos Computacionais no Ensino da Física.Porto Alegre –UFRGS, 2011
GIL,A.C.Comoelaborarprojetosdepesquisa.-4.ed.-SãoPaulo:Atlas,2002.
LIBí‚NEO, J.C. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores.Educação & Sociedade, v. 27, p. 843-876, 2006.
MACHADO, A.F.; DE MOURA COSTA, L. A utilização do software MODELLUS no ensino da Física.Interagir: pensando a extensão, n. 14, 2009.
MARTINS, R.A. Física e história.Ciência e Cultura, v. 57, n. 3, p. 25-29, 2005.MEDEIROS, A.P.A. ; ARAÚJO, S.K. O uso de ferramentas tecnológicas na sala de aula. In: XX EGEORN. Anais... Rio Grande do Norte, 2013.
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga. O uso de tecnologias móveis no ensino de física: uma avaliação de seu impacto sobre a aprendizagem dos alunos.Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 1, p. 1-15, 2016.
NASCIMENTO, T.L. Repensando o ensino da Física no ensino médio.Ceará :Universidade Estadual do Ceará, 2010.NETO,A.M.da.AscaracterísticasdoensinoremotodeFísicaemtemposde pandemia. Alagoas:UFAL, 2020.
DE OLIVEIRA, C. TIC´S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno.Pedagogia em ação, v. 7, n. 1,p. 75-95,2015.
RICARDO, L. C; FREIRE, J. C. A. A concepção dos alunos sobre a Físicado Ensino Médio:umestudoexploratório. RevistaBrasileiradeEnsinodeFísica,v. 29, n. 2, p. 251-266, 2007.
ROCHA,J.F.M(org.).OrigenseevoluçãodasideiasdaFísica. 2.ed.Salvador: EDUFBA, 2015.
ROONEY, A.A História da Física. 1. ed. São Paulo: M.Books do Brasil Editora Ltda, 2013.
SANTOS,D.J.M.OusodoSoftwareModellusnoensinodeFísicaparajovens e adultos.Bahia:UESB, 2017.
SANTOS, J. R. Ensino remoto na disciplina de Matemática: desafios para as práticaspedagógicasnoEnsino MédiodoIFMA -CampusSãoJoãodosPatos. São João dos Patos: IFMA, 2022.
VIEIRA, C.L.; VIDEIRA, A. A.P. História e historiografia da física no Brasil.Fênix-Revista de História e Estudos Culturais, v. 4, n. 3, p. 1-27, 2007.