The error of John Horgan: the author of the prediction of 3 K temperature of the Universe was McKellar and not McCullough

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.71182

Palabras clave:

Enseí±anza de la Astronomí­a, Horgan, McKellar, Temperatura de 3 K,, predicciones

Resumen

Esta breve comunicación fue escrita en interés de la enseí±anza de la Astronomí­a y la diffusion de la Ciencia de la Astronomí­a para corregir una informaciõn presente en el popular libro escrito por John Horgan (originalmente publicado en 1996), The end of science: facing the limits of knowledge in the twilight of the science age, respect a la prevision de la tempratura cosmica de fondo CBR anterior a Arno Penzias y Robert Wilson. Horgan citó a Andrew McCullough. El nombre correcto es Andrew McKellar. Otro error es el aí±o de publicación del artí­culo de McKellar: 1940 (en la revista Astronomical Society of the Pacific) y no 1941 como cita Horgan en su libro. También se discuten las buenas predicciones de la temperature CBR hechas antes de que Penzias & Wilson usaran un modelo del Universo que no aquel del Big Bang.

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Biografía del autor/a

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá

 Graduado em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1986), Doutorando com créditos completos de doutoramento no IFGW-UNICAMP (1987-1990) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Especialista em Educação e Divulgação Cientí­fica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel - 1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratorio di Didattica delle Scienze e Dottorato di Ricercha no Dipartimento di Fisica da Universití  degli Studi di Roma La Sapienza, Itália (1995/96). Tem um segundo pós-doutorado na Faculdade de Ciências- Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru. Professor Colaborador do Depto de Fí­sica - DFI/UEM EM 1989; Professor Efetivo do DFI/UEM desde 1990. Professor Titular concursado desde 2001. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia(UTFPR/PG), de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM), de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPEGECEM/UEPG).

Daniel Gardelli, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação no curso de Licenciatura em Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Fí­sica) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (2014). Tem experiência na área de História da Fí­sica e Ensino de Fí­sica em Ní­vel Médio e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Ciência, Filosofia da Ciência e Epistemologia da Ciência.

Ricardo Francisco Pereira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Atualmente é professor do Departamento de Fí­sica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) trabalhando no curso de Licenciatura em Fí­sica, além de coordenador de projeto de pesquisa e de vários cursos de formação continuada para professores de Fí­sica. Atuou como Coordenador Adjunto do Departamento de Fí­sica no perí­odo entre 2019 e 2020. Atuou como coordenador da área Interdisciplinar I no Programa Residência Pedagógica entre 2021 e 2022. Atuou como coordenador de área no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) orientando professores do Ensino Médio da rede pública de ensino. Integrou a comissão que elaborou o projeto pedagógico do PARFOR no Departamento de Fí­sica. Possui formação de Bacharel e Licenciatura em Fí­sica pela UEM (respectivamente 2004 e 2005), Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela UEM (2008) e Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela mesma instituição (2013). Tem experiência na área de Fí­sica com ênfase em Ensino de Fí­sica, formação inicial e continuada de professores, ensino de Astronomia, produção de materiais didático-pedagógicos e Impressões 3D. Co-organizador de livros voltados para o ensino de Fí­sica e Astronomia e divulgação cientí­fica. Autor do site: www.recursosdefisica.com.br.

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM (2009-2013). Pós-Doutorado em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru (2015-2016). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE/UEM (2004-2006). Especialização em Educação Pública - UEM (2001-2003) e Especialização em Docência no Ensino Superior - CE-SUMAR (2006-2007). Licenciatura em Pedagogia (1984-1988) e Licenciatura em Artes Visuais (2004-2006). Atuação Profissional: Chefe do Departamento de Artes (a partir de 2023). Professora Associada do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG. Membra da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) desde 2017; da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) desde 2008 e da Federação dos Arte/Educadores do Brasil (FAEB) desde 2010. Atua em disciplinas ligadas a formação de professores/as para o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Docente do corpo permanente dos Programas stricto sensu de Pós-Graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática (PPGECEM - UEPG) e Educação para a Ciência e a Matemática (PCM - UEM). Lí­der do grupo de pesquisa INTERART - Interação entre Arte, Ciência e Educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq), o INTERART tornou-se um Projeto de Pesquisa Interinstitucional com parcerias e atividades e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Coordena a Pesquisa continuada - Imagens na relação arte e ciência, cadastrada na UEPG (a partir de 2017). Coordenadora do subprojeto Residência Pedagógica Interdisciplinar - Artes Visuais, Matemática e Música (2022 a 2024). Coordenou o Projeto de Extensão INTERARC - Interação entre Arte e Ciência em atividades de extensão com enfoque interdisciplinar (2020 a 2023). Participante de projeto de Pesquisa - Formação e Competências Docentes para Educação de Qualidade e Equidade nas Ciências e na Matemática - 2022-2024 (Fundação Araucária - CHAMADA PÚBLICA 09/2021. PROGRAMA PESQUISA BÍSICA E APLICADA). Participa do Projeto - Formação e Competências Docentes para Educação de Qualidade e Equidade nas Ciências e na Matemática (CP 09/2021). Coordenou o Projeto Leitura e análise interdisciplinar da imagem: contribuições para o ensino de ciência com enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) - CNPq (2019 a 2022). Coordenou o Programa de Pós-Graduação PPGECEM entre 2021 a 2023. Coordenou projetos ligados a formação do professor com ênfase na interdisciplinaridade: o PIBID Interdisciplinar (um dos subprojetos do Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação í  Docência) PIBID, CAPES (2014-2015); Socializando Teorias e Vivências para Professores de Arte da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2011 a 2012); Processos Formativos de Inovação no Ensino da Arte para Professores de Artes Visuais e Música da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2010 a 2011); Subsí­dios interdisciplinares í s licenciaturas em Artes Visuais, Pedagogia e Ciências - Sem Fronteiras, SETI (2009 a 2010). Atua na trí­ade universitária: Ensino Pesquisa e Extensão, com projetos ligados as Artes Visuais com enfoque interdisciplinar (ênfase na relação entre a Arte e a Ciência). Orienta alunos/bolsistas: Mestrado (PPGECEM - PCM) e Doutorado (PCM); Iniciação Cientí­fica (PIBIC/BIC).

Wilson Guerra, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Licenciado em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - PR), tem especialização em Astrobiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e é mestre em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM-UEM). Atuou em diversas atividades do CIC (Centro Interdisciplinar de Ciências) e do MUDI (Museu Dinâmico Interdisciplinar) da Universidade Estadual de Maringá em projetos de extensão e eventos de divulgação cientí­fica, especialmente em Astronomia. É professor de Fí­sica e Robótica no Ensino Médio estadual do Paraná. Participa e coordena atividades do Grupo Centauro de Astronomia Amadora de Maringá-PR e do Clube de Astronomia Edmond Halley de Marialva-PR (www.caeh.com.br). Atuou na organização de diversas edições do Encontro Paranaense de Astronomia (Epast). É editor da AstroNova (www.astronova.com.br), revista eletrônica de Divulgação de Astronomia e Ciências da Natureza. 

Ana Claudia Danhoni Neves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1991). Tem experiência na área de webdesigner (plataformas para blogs) ligados í s áreas de cultura e educação para a ciência e a tecnologia, edição eletrônica (CDs/DVDs) de Anais/Proceedings de eventos ligados í  área multidisciplinar da CAPES. Cursou a Pós-graduação na instituição Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, perí­odo de 2014 - 2016.

Citas

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ASSIS, A. K. T.; NEVES; M. C. D. The redshift revisited. Astrophysics and Space Sciencev. 227,p. 13-24,1995b.
ASSIS, A. K. T.; NEVES; M. C. D. To infinity and beyond... A little-known development in the history of cosmology.Annals of Science & Democracy Conference, Napoli, 2008.
HERZBERG, G. Molecular Spectra and Molecular Structure–Vol. I: Spectra of Diatomic Molecules. NewYork: D. Van Nostrand Company, 1941.
HORGAN, J. The end of science: facing the limits of knowledge in the twilight of the science age.NewYork: Broadway Books, 1996.
HORGAN, J. O fim da ciência: uma discussão sobre os limites do conhecimento cientí­fico. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
LERNER, E. J. Big Bang didn´t happen:What do the James Webb images really show? Iai News.August 11, 2022. In: https://archive.ph/gs1jv
McKELLAR, A. Evidence for the molecular origin of some hitherto unidentified interstellar lines. Astronomical Society of the Pacific, p. 187-192,1940.
MEYERS, R. Universe: The Cosmology Quest.Episodes 1 and 2. Los Angeles: Floating World Films, 2004.
O'CALLAGHAN, J. JWST's first glimpses of early galaxies could break cosmology. Scientific American. 2022. In: https://www.scientificamerican.com/article/jwsts-first-glimpses-of-early-galaxies-could-break-cosmology1We must to remember that Fred Hoyle was a great writer of Sci-Fi. Some his remarkable books: The Black Cloud, A for Andromeda, Fifth Planet, Element 79, ecc.

Publicado

2024-02-20

Cómo citar

Neves, M. C. D., Gardelli, D., Pereira, R. F., Silva, J. A. P. da, Guerra, W., & Neves, A. C. D. (2024). The error of John Horgan: the author of the prediction of 3 K temperature of the Universe was McKellar and not McCullough. Vitruvian Cogitationes, 5(1), 23–30. https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.71182

Número

Sección

Artigos