Feminismos ao Sul: Desafios, transformações e resistências para uma formação de professores contra-hegemônica na promoção de uma educação em Ciências voltada para a justiça social
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.e024012Palavras-chave:
Ciência, Ensino de Ciências, feminismo, interseccionalidade, decolonialidadeResumo
Utilizando a abordagem de pesquisa-ação em uma disciplina sobre Gênero na formação de professores de Ciências, o objetivo da pesquisa foi investigar as concepções de licenciandas em relação às temáticas de gênero, sexualidade, feminismo, machismo, sexismo e patriarcado, bem como observar as possíveis transformações, desafios e resistências em suas percepções após a participação na disciplina. O estudo também teve como propósito entender como a formação inicial de professores pode contribuir para uma melhorcompreensão e problematização dessas questões e promover uma educação que valorize a diversidade, combata preconceitos e construa um ambiente mais justo e igualitário. A pesquisa adotou uma abordagem fundamentada nos estudos feministas, decoloniais e interseccionais, desafiando padrões estabelecidos e estimulando reflexões críticas sobre a Ciência e suas interações com machismo, racismo, patriarcado e desigualdades sociais. Essa abordagem se mostrou uma ferramenta potente e contra-hegemônica na promoção deuma Educação em Ciências voltada para a justiça social.
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