Uso do RPG nas aulas de educação do campo e pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.68989Keywords:
Construção de personagem, Educação do Campo, Gamificação, Jogo, Role Play GameAbstract
O presente relato apresenta os resultados do uso do Role Play Game (RPG) nas aulas da disciplina de Educação do Campo e Pesquisa em uma turma do curso Técnico de Agroindústria, no Campus Rural de Marabá do Instituto Federal do Pará (IFPA). O jogo foi utilizado para contextualizar, reforçar os pontos mais importantes, esclarecer dúvidas e ajudar os alunos a assimilar melhor o conteúdo trabalhado. A etapa observada foi constituída de quatro momentos em que os estudantes precisaram contextualizar o RPG com os conteúdos “Educação do Campo: projeto em disputaâ€, “História do campesinato nacional e paraense†e “Educação do Campo: Um olhar panorâmicoâ€. Após 8 aulas que incluíram a introdução ao RPG, a formação de grupos, eleição dos mestres e a construção de personagens, os 30 alunos da turma foram submetidos a um questionário baseado na escala de Likert de 5 pontos a fim de avaliar a aceitação do jogo, o aprendizado e a importância do uso do RPG durante as aulas da disciplina. Os resultados demonstraram aprovação unânime em relação ao uso RPG e a dinâmica foi considerada importante na disciplina, especialmente, para a aprendizagem dos conteúdos.
Downloads
References
ARROYO, M.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Org.). Por Uma Educação do Campo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
BARDIN L. L´Analyse de contenu. Editora: Presses Universitaires de France, 1977.
BARRETO, A.O. A gamificação como estratégia pedagógica em uma organização não governamental. Dissertação de Mestrado em Tecnologia da Informação. Instituto Federal da Paraiba – IFPB, 2022.
BRASIL. RPG: o universo da imaginação. Caderno de Práticas Ensino Fundamental Anos Finais. MEC. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-fundamental-anos-finais/58-rpg-o-universo-da-imaginacao. Acesso em: 15 jan. 2023.
BROWN, E.; CAIRNS, P. A grounded investigation of game immersion. In: CHI´04 Extended Abstracts on Human Factors in Computing Systems. New York, NY, USA: ACM, 2004. (CHI EA ´04), p. 1297–1300. Disponível em: http://doi.acm.org/10.1145/985921.986048. Acesso em: 22 abr. 2022.
CALDART, R. S. Elementos para a construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. Cadernos temáticos – a educação do campo. Curitiba, SEED, 2005.
COHEN, E. J; DELAGE, P. E. G. A; ALENCAR, R. B; MENEZES, A. B. Percepção dos estudantes em relação a uma experiência de Gamificação na disciplina de Psicologia e Educação Inclusiva. HOLOS, v.1, n. 36, e7594, 2020.
GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos T. Metodologias ativas e o processo de aprendizagem na perspectiva da inovação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PBL, 2010, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2010.
INSTITUTO FEDERAL DO PARÍ. Campus Rural de Marabá-CRMB. Projeto Pedagógico de Curso de Agroindústria. Marabá, 2021.
MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MENEZES, N. A..; SILVA, L. T. Manual de Prática para sala de Aula - O uso do RPG na escola: possibilidades para a compreensão da influência dos fatores territoriais na trajetória escolar dos alunos. Produto Educacional, Portal EduCAPES, 2018. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431252. Acesso em: 31 jul. 2023.
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2015.
PAULA, F. R. D.; FÍVERO, R. da P. A gamificação da educação na compreensão dos profissionais da educação. Proceedings of 15th SBGames, 2016, p. 1459– 1465.
RADFORD, L. Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática; tradução de Bernadete B. Morey e Shirley T. Gobara. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.
RODRIGUES, S. Roleplaying game e a pedagogia da imaginação no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.