A Alfabetização Científica e Tecnológica nos anos iniciais do ensino de ciências: uma análise da produção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69073Palavras-chave:
Alfabetização Científica e Tecnológica., Ensino de Ciências., Formação crítica.Resumo
O presente artigo buscou mapear e discutir a produção acadêmica presente no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) no Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo com o processo formativo crítico, autônomo e reflexivo dos sujeitos sociais na contemporaneidade. Para isso foi realizada uma pesquisa de estado da arte, selecionando 50 pesquisas que se inserem no escopo deste estudo. Como forma de análise foram criados descritores e categorias emergentes, seguindo a proposta da Análise Textual Discursiva. De modo geral, as pesquisas mapeadas sinalizam que a Alfabetização Científica e Tecnológica auxilia no processo crítico dos sujeitos, conduzindo-os a uma tomada de decisão fundamentada.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. A.; LEITE, R. M. C. Alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental: o que nos dizem os documentos oficiais. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 4, n. 3 p. 165-184, 2019.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? Ensaio - Pesquisa em Educação e Ciência, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 122-134, 2001.
AULER, D. Enfoque ciência tecnologia sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência e Ensino, São Paulo, v. 1, número especial, p. 1-20, 2007.
BARROS, R. C. N. B.; PIZARRO, M. V.; LOPES JUNIOR, J. A caracterização do uso de narrativas quadrinizadas nos livros didáticos de Ciências do PNLD 2013 no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, São Paulo. Anais… São Paulo: Íguas de Lindóia, 2013, p. 1-8.
BERNARDO, F. P. A.; GONÇALVES, A. F. S., WERNER, E. T. A Experimentação na aula de ciências: estratégias para a alfabetização científica no ensino fundamental. Revista Ciências e Ideias, Nilópolis, v. 9, v.1, p. 146-161, 2018.
BONFIM, H.; GUIMARíES, O. Compreensões de professoras dos anos iniciais sobre os objetivos do ensino de ciências, da alfabetização científica e tecnológica e das relações entre CTS no ensino fundamental. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 4, n. 3 p. 488-512, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 20/06/2022.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 06 abr. 2022.
CATANOZI, G. Análise de estratégias pedagógicas para a alfabetização científica no ensino Fundamental I í luz da percepção docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, São Paulo. Anais…São Paulo: Íguas de Lindóia, 2015, p. 1-8.
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v. 12, n. 12, p. 221-236, 2003.
DAMBROS, M.; MESQUITA, A. S; Alfabetização Científica e Tecnológica em uma prática interdisciplinar com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 13., 2021, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Realize Eventos Científicos e Editora LTDA, 2021, p. 1-7.
DELIZOICOV, N. C.; SLONGO, I. I. P. O Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica. Série-Estudos, Campo Grande, n. 32, p. 205-221, 2011.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. Alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnológico. RBECT, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 99-127, 2012.
FABRICIO, L.; MARTINS, A. A. Alfabetização Científica no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: percepções de professores da rede municipal de ensino de Curitiba. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 4, n. 2, p. 594-609, 2019.
FERREIRA, N. As pesquisas denominadas “estado da arte. Educação & Sociedade, São Paulo, ano XXIII, n. 79, p. 257,572, agosto, 2002.
GALIAZZI, M. C.; SOUZA, R. S. O fenômeno da descrição na Análise Textual Discursiva: a descrição fenomenológica como desencadeadora do metatexto. Vidya, Santa Maria, v. 41, n. 1, p. 77-91, jan./jun., 2021.
HILÍRIO, T. W.; SOUZA, R. R. Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão nos últimos ENPEC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Santa Catarina. Anais… Santa Catarina: UFSC, 2017, p. 1-9.
LOPES JUNIOR, J.; PIZARRO, M. V.; PERALTA, D. A.; SILVA, C. S. F.; ANTONELLI, C. S. Matrizes curriculares de referência e alfabetização científica nos anos iniciais da Educação Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, São Paulo. Anais…São Paulo: Unicamp, 2011, p. 1-11.
LOPES, W. Z.; JESUS, R. F. de; FOLMER, V.; PUNTEL, R. L. Concepções de Professores dos anos iniciais sobre a Alfabetização Científica (AC) e a abordagem em ciência, tecnologia e sociedade (CTS) no ensino de ciências. Revista Ciências & Ideias, Nilópolis, v. 8 n. 1, p. 1-22, 2017.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 45-81, 2001.
LORENZETTI, L.; SIEMSEN, G.; OLIVEIRA, S. Parâmetros de Alfabetização Científica e Alfabetização Tecnológica na Educação em Química: analisando a temática ácidos e bases. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba v. 2, n. 1, p. 4-22, 2017.
MERLO, S. A. B.; RESSTEL, R.; SONDERMANN, D. V. C. Contribuição das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 12., 2019, Rio Grande do Norte. Anais… Rio Grande do Norte: UFRN, 2019, p. 1-7.
MESQUITA, A. S.; GRANDO, R. C. Promovendo a alfabetização científica e tecnológica nos Anos Iniciais a partir do livro infantil Vacinas. Rencima, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1-22, abr./jun. 2021.
MESQUITA, A. S.; GRANDO, R. C. Prática pedagógica insubordinada criativamente: o livro infantil Coronavírus como potencializador da alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências nos anos iniciais. Revista Brasileira do Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 175195, 2021.
MORAES, T. S. V; CAMARGO, D. V.; RAMOS, S. M. P. Perfil dos estudos sobre Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: uma pesquisa bibliográfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 13., 2021, Campina Grande, Anais... Campina Grande: Realize Eventos Científicos e Editora LTDA, 2021, p. 1-9.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual e Discursiva: Processo Reconstrutivo de Múltiplas Faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
NIGRO, R, G.; AZEVEDO, M. N. Ensino de Ciências no Fundamental 1: Perfil de um grupo de professores em formação continuada num contexto de alfabetização científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 3, p. 705-720, 2011.
OLIVEIRA, A, C.; EPOGLOU, “Que gosto bom!â€: promovendo a alfabetização científica nos anos iniciais a partir do tema paladar. Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química – ReLAPEQ, Foz do Iguaçu, v. 3, n.1, p. 1-13, 2019.
OTTZ, P. R. C.; PINTO, A. H.; AMADO, M. V. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental a partir da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, São Paulo. Anais… São Paulo: Íguas de Lindóia, 2015, p. 1-8.
PEREIRA, I. D. M.; Ní–RNBERG, M. Ciências e Alfabetização: apontamentos teóricos para a formação de professores nos anos iniciais. Revista Educere et Educare, Cascavel, v. 14, n. 32, 2019.
PEREIRA, J. C.; TEIXEIRA, M. R. F. A Alfabetização Científica e os anos iniciais: um olhar sobre as teses dissertações da Educação em Ciências dos anos de 2013 a 2015. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Santa Catarina. Anais…Santa Catarina: UFSC, 2017, p. 1-12.
PEREIRA, J. C.; TEIXEIRA, M. R. F. Alfabetização científica, letramento científico e o impacto das políticas públicas no ensino de ciências nos anos iniciais: uma abordagem a partir do PNAIC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, São Paulo. Anais…São Paulo: Íguas de Lindóia, 2015, p. 1-9.
PEREZ, C. P.; ANDRADE, L. C. de; RODRIGUES, M. F. Desvendando as Geociências: alfabetização científica em oficinas didáticas para o ensino fundamental em Porto Velho, Rondônia. Terrae Didatica, Campinas, v. 11, n.1, p. 42-51, 2015.
PIZARRO, M. V.; IACHEL, G.; SANCHES, I. A. S. Discussões sobre a seleção de lixo reciclável nos anos iniciais: uma proposta em alfabetização científica a partir do trabalho com histórias em quadrinhos no 2° ano do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, São Paulo. Anais…São Paulo: Unicamp, 2011, p. 1-12.
PIZARRO, M. V.; LOPES JUNIOR, J. Alfabetização científica nos anos iniciais: necessidades formativas, aprendizagens profissionais da docência e a Teoria do Agir Comunicativo como proposta de formação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, São Paulo. Anais…São Paulo: Íguas de Lindóia, 2015, p. 1-9.
PIZARRO, M. V.; LOPES JUNIOR, J. Indicadores de Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no Ensino de Ciências nos anos iniciais. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 208-238, 2015.
RITTER, C. E. T.; VILLAS-BOAS, V. Promovendo a Alfabetização Científica de Estudantes do Ensino Fundamental por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas. Scientia cum industria, Caxias do Sul, v. 3, n. 3, p. 86-92, 2015.
ROSA; C. T. W.; LONGARO, R. Alfabetização Científica voltada í formação cidadã: análise de uma intervenção didática nos anos iniciais. ETD-Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 2, p. 297-316, 2020.
SASSERON, L. H. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1. p. 59-77, 2011.
SASSERON; L. H.; CARVALHO; A. M. P. Almejando a Alfabetização Científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores no processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 333-352, 2008.
SILVA, V. R.; LORENZETTI, L. A alfabetização científica nos anos iniciais: os indicadores evidenciados por meio de uma sequência didática. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, p. 1-21, 2020.
SILVEIRA, D. P. da; SILVA, J. C. S. da; LORENZETTI, L. A Educação Ambiental e o Ensino de Ciências nos anos iniciais: contribuições para a formação cidadã. Vidya, Santa Maria, v. 41, n. 2, p. 41-59, 2021.
SHEN, B. S. P. Science literacy. American Scientist, New Haven, v. 63, p. 265-268, 1975. SOUZA, G. F.; PINHEIRO, N. A. M. Os desafios da Alfabetização Científica na fala de um grupo de professores dos anos iniciais. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 748 - 760, 2018.
VIECHENESKI, J. P.; LORENZETTI, L.; CARLETTO, M. R. A alfabetização científica nos anos iniciais: uma análise dos trabalhos apresentados nos ENPECs. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, São Paulo. Anais…São Paulo: Íguas de Lindóia, 2015, p. 1-9.
VIECHENESKI, J. P.; LORENZETTI, L.; CARLETTO, M. R. Desafios e práticas para o Ensino de Ciências e Alfabetização Científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos de pesquisa em educação, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 853-876, set./dez. 2012.
VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. R. Ensino de Ciências e Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um olhar sobre as escolas públicas de Carambeí. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇíO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, São Paulo. Anais…São Paulo: Unicamp, 2011, p. 1-12.
ZOMPERO, A. F.; TEDESCHI, F. Atividades investigativas e indicadores de alfabetização científica em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n. 2, p. 546-567, 2018.