A experiência na construção dos saberes docentes: um relato sobre a residência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69789

Palavras-chave:

Estágio, Ensino médio, Formação de professores, Escola pública

Resumo

A experiência na escola apresenta papel fundamental na licenciatura por proporcionar momentos de vivência para a percepção da profissão e de exercí­cio das teorias pedagógicas. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de formação docente de duas estudantes de Ciências Biológicas no programa Residência Pedagógica. O público-alvo compreende adolescentes cursando o primeiro ano do ensino médio, com idade entre 14 e 16 anos. Durante o estágio na escola-campo, foram vivenciadas as etapas de ambientação, observação e regência. A partir deste contato na escola e com o aporte teórico, embasado principalmente nas ideias de Vygotsky, foi possí­vel inferir que a maneira como os professores relacionam-se com os alunos e o método pedagógico utilizado, influencia no comportamento destes jovens em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABIB, M. L. V. S. A contribuição da prática de ensino na formação inicial de professores de Fí­sica. In: ROSA, D. E. G.; SOUZA, V. C. (Orgs.) Didática e práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002, p. 188-204.
ALVES, L. P.; ANASTASIOU, L. G. C. (Orgs.) Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: Univille, 2003.
AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano. 2003.
AUSUBEL, D. P., NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Tradução: Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
AYRES, A. C. M. As tensões entre a licenciatura e o bacharelado: a formação dos professores de biologia como território contestado. In: SELLES, S. E.; SERRA, M.; AMORIM, A. C. Ensino de biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005, p. 182-196.
BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponí­vel em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em 20 de agosto de 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CP 1. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica, em ní­vel superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasí­lia, 4 de março de 2002, seção1, p.8.
BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em ní­vel superior. Diário Oficial da União, Brasí­lia, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9.
CARDOSO, A.; DEL PINO, M.; DORNELES, C. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauthier: contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no Brasil. In: ANPED SUL, 9, 2012. Anais [...], Caxias do Sul: UCS. Disponí­vel em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile /668/556/. Acesso em: 10 jun. 2023.
COSTA, F. T. P; SILVA, M. M. P.; BESSA, V. T. P.; CALDAS, I. F. P. A história da profissão docente: imagens e autoimagens. In: SEMANA DE ESTUDOS TEORIAS E PRÍTICAS EDUCATIVAS, 5., 2014, Assu-RN. Anais [...] Assu-RN: UERN, 2014.
FERREIRA, F. I. A formação e os seus efeitos. Do modelo escolar í  formação em contexto. In: FORMOSINHO, J. (coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto Editora, 2009, p. 329-344.
FORMOSINHO, J.; NIZA, S. Iniciação í  prática profissional nos cursos de formação inicial de professores. In: FORMOSINHO, J. (coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e ação docente. Porto: Porto Editora, 2009, p. 119-139.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í  prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALVíO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. HMELO-SILVER, C. E.; DUNCAN, R. G.; CHINN, C. A. Scaffolding and achievement in problem-based and inquiry learning: a response to Kirschner, Sweller, and. Educational psychologist, v. 42, n. 2, p. 99-107, 2007.
JARES, X. R. Pedagogia da convivência. Trad. Elisabete de Moraes Santana. São Paulo: Palas Athena, 2008.
MARTINS, M. A. V. O teórico e o prático na formação de professores. In: CAPPELLETTI, I. F.; LIMA, L. A. N. (Orgs.) Formação de educadores – pesquisas e estudos qualitativos. São Paulo: Ed. Olho D´ Agua, 1999, p.07-18.
MONTEIRO, A. M. Formação Docente: território contestado. In: SELLES, S. E.; SERRA, M.; AMORIM, A. C. Ensino de biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005, p. 153-170.
MORAES, C. B.; GUZZI, M. E. R.; SA, L. P. Influência do estágio supervisionado e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação í  Docência (PIBID) na motivação de futuros professores de Biologia pela docência. Ciênc. educ., Bauru, v. 25, n. 1, p. 235-253, jan. 2019.
SCHRAM, S. C.; CARVALHO, M. A. B. O. O pensar educação em Paulo Freire: Para uma Pedagogia de Mudanças, 2015. Disponí­vel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov. br/portals/pde/arquivos/852-2.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002
TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Psicologia, análise e crí­tica da prática educacional. Campinas: ANPED, p. 1-17, 2000.
VIGOTSKY, L. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VIGOTSKY, L.; L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: ícone, 1988.
VIOTTO FILHO, I. A. T.; PONCE, R. F.; ALMEIDA, S. H. V. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotsky e Wallon: pequena introdução í s teorias e suas implicações na escola. Psicologia da Educação, n.29, p.27-55, dez, 2009.
ZABALA, A. Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

Paiva, S. L. P. de ., Rodrigues, N. C. P. ., Oliveira, I. T. C., & Oliveira, G. da S. (2023). A experiência na construção dos saberes docentes: um relato sobre a residência pedagógica. Vitruvian Cogitationes, 4(2), 107–120. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69789

Edição

Seção

Artigos