Educação, comunicação e saberes locais nas práticas interculturais no ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.e024013

Palavras-chave:

educação, comunicação, ciência, saber local

Resumo

Cada povo tem seu próprio conhecimento sobre aquilo que faz-lhe resistir e afirmar a sua identidade e pertencimento. Através da sua lí­ngua e do seu hábito de viver se pode dizer que há formas de capital cultural, capital simbólico e capital do conhecimento dentro de um povo. Nesse sentido, o que pretendemos é abordar de forma descritiva a relação entre a linguagem, a educação e a comunicação no entendimento da lógica do saber local. Procuramos usar a linguagem como meio para facilitar a nossa compreensão sobre o que está no jogo da compreensão, quando se fala na valorização dos saberes do povo na construção da ciência, que estamos pensando em explorar. Além disso, procuramos trazer os saberes da ancestralidade dos povos originários para a cultura educativa das escolas, como uma forma de considerar sistematicamente a valorização da produção do conhecimento local/tradicional em diferentes perspetivas que podem dialogar com outras histórias além da verdade imposta a nós ao sul global sobre o mundo no qual vivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

     

Biografia do Autor

Vicente Paulino, Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL)

Possui doutorado em Estudos de Literatura e Cultura - Comunicação e Cu pela Universidade de Lisboa (2012). Atualmente é Diretor do Centro de Estudos de Cultura e Artes da Universidade Nacional de Timor-Lorosa'e . Tem como campo de pesquisa os repertórios das tradições orais de Timor-Leste, bem como as relações entre a cultura local e a formação da identidade.

Referências

ARAÚJO, I. S. B.; PAULINO, V. Pensamento do agricultor Bere-Leto e o conceito da educação timoriana: uma aproximação antropológica educativa. In: URBAN, S. P. (org.). Conhecimento popular e acadêmico em diálogo: Educação e Práticas Emancipatórias. Mossoró: Edições UERN, 2021. p.79-93.

BALTAZAR, N. Crescer com a Internet: Desafios e Riscos. In: ACTAS DO III SOPCOM, VI LUSOCOM e II IBÉRICO, 2009, Covilhã. Anais eletrônicos [...]. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2009. v. 4, p. p. 427-432, 2005. Disponí­vel em https://www.bocc.ubi.pt/pag/baltazar-neusa-crescer-internet-desafios-riscos.pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.

BORGES, M. M; LOPES, A. T. Comunicação formal da ciência: a sustentabilidade da revista cientí­fica. In: ENCONTRO IBÉRICO EDIBCIC, 4., 2009, Coimbra. Anais eletrônicos [...]. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009. v. 2, p. 465-467. Disponí­vel em: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/13951. Acesso em: 15 out. 2024.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em lí­ngua materna: a sociolinguí­stica em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

CARDOSO, G. Os media na sociedade em rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006).

CARVALHO, M. B. As agências da construção da educação e formação de professores em Timor-Leste: produção e reprodução do discurso pedagógico de português. In: FONSECA, S.; BAPTISTA, M. C; ARAÚJO, I.S.B. (org.)., Desafios da Educação em Timor-Leste: responsabilidade social. Dí­li: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2018. p. 41-73.

CARVALHO, M. B. Desafio e dificuldades do ensino da lí­ngua portuguesa nas escolas básicas em Timor-Leste. In: ARAÚJO, I. S. B; BAPTISTA, M. C; BRITES D. C. S; PAULINO, V. (org). Leituras atuais sobre lí­ngua, ensino e didática em Timor-Leste. Dí­li: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2019. p. 59-88.

CASTELLS, M. A galáxia internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007. (O poder da identidade; v. II)

FIRMINO, E.S. Práticas de linguagem na escola: algumas reflexões sob o foco variacionista. Guarabira: Universidade Estadual da Paraí­ba, 2011.

FONSECA, S. A importância da motivação para o sucesso da aprendizagem. In: FONSECA, S.; BAPTISTA, M. C.; ARAÚJO, I. S. B. (org.). Desafios da Educação em Timor-Leste: responsabilidade social. Dí­li: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2018. p. 29-39.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í  prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011b.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FONSECA, S. A importância da motivação para o sucesso da aprendizagem. In: FONSECA, S.; BAPTISTA, M. C.; ARAÚJO, I. S. B. (org.). Desafios da Educação em Timor-Leste: responsabilidade social. Dí­li: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2018. p.29-39.

GIDDENS, A. Viver numa sociedade pós-tradicional. In: GIDDENS, A.; BECK, U.; LASH, S. Modernização reflexiva: polí­tica, tradição e estética na ordem social moderna. Lisboa: Celta Editora, 2000. p. 53-104.

GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HALLIDAY, M. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. Baltimore: University Park Press, 1978.

LAPPAN, G., SCHRAM, P. Communication and reasoning: critical dimensions of sense making in Mathematics. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (ed.). New directions for elementary school Mathematics. Reston: NCTM, 1989. p. 14-30.

LÉVY, P. Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

LOPES, V. O uso dos materiais didáticos utilizados no dia-a-dia na aula Matemática aos ní­veis do Ensino Básico e Secundário em Timor-Leste. In: CARVALHO, M. B.; PAULINO, V. (org.). Desafios da Educação em Timor-Leste: práticas profissionais no ensino. Dí­li: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2019. p. 181-201.

MARQUES, M. O. A eticidade da ciência, ciência e ambiente. Santa Maria: Edições da UFSM, 1996.

MARTíN-BARBERO, J. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MARTíN-BARBERO, J. Dos meios í s mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

MCLUHAN, M. Comprender los medios de comunicación: las extensiones del ser humano. Barcelona: Editorial Paidós, 1996.

MENESES, M. P. Diálogo de saberes e pedagogias decoloniais. Cadernos CIMEAC, Uberaba, v. 11, n. 1, p. 12-31, 2021. Uberaba – MG, Brasil, 2021. https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5565

MENEZES, L. Matemática, linguagem e comunicação. Millenium, Viseu, n. 20, p. 178-196, 2000. Disponí­vel em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/899/6/56789934589_mlc.pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PARO, V. H. Parem de preparar para o trabalho: reflexão acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica. In: FERREIA, C. (org). Trabalho, formação e currí­culo: para onde vai a escola. São Paulo: Xamã, 1999. p. 101-120.

PAULINO, V. Currí­culo nacional e cultura educativa entre conflitos e resistências. In BARBOSA, A.T; DINIZ, V. L.; PAULINO, V. (org.). Currí­culo e educação: Timor-Leste em destaque. Dí­li: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2020. p. 39-54.

PAULINO, V. Timorização dos timorenses no sistema da educação de Timor-Leste. Perspectiva, Florianópolis, v. 40, n. 1, p. 1-20, jan./mar. 2022. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e66240

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.
SASSERON, L. H. Alfabetização cientí­fica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, nesp., p. 49-67, 2015. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04

SERRA, P. A Internet como recurso educativo. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2008. Disponí­vel em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/serra-paulo-internet-recurso-educativo.pdf. Acesso em 17 mar. 2024.

SETTON, M.G. Mí­dia e Educação: uma nova matriz de cultura. São Paulo: Contexto, 2011.

SODRÉ, M. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.

SOUSA, I. D. O lado negro da Internet. Lisboa: FCA-Editora, 1999.

TEODORO, A. Globalização e educação: polí­ticas educacionais e novos modos de governação. Porto: Afrontamento, 2003.

USISKIN, Z. Mathematics as a Language. In: ELLIOTT, P. C; KENNEY, M. J. (ed.). Communication in Mathematics. Reston: NCTM, 1996. p. 231-243.

VARELA, G.; CYRINO, M. C. C. Formação de professores que ensinam matemática na perspectiva de etnomatemática no Timor-Leste. In: CARVALHO, M. B.; PAULINO, V (org.). Desafios da Educação em Timor-Leste: práticas profissionais no ensino. Dí­li: Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, 2019. p.121-132.

WAGNER, D. If mathematics is a language, how do you swear in it? The Mathematics Enthusiast, Missoula, v. 6, n. 3, p. 449-458, 2009. https://doi.org/10.54870/1551-3440.1164

WALSH, C. Interculturalidade e (des) colonialidade: perspectivas crí­ticas e polí­ticas. In: CONGRESSO ARIC, 12., 2009. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: ARIC, 2009. Disponí­vel em: https://pdfcoffee.com/walsh-interculturalidade-e-descolonialidade-pdf-free.html. Acesso em: 25 mar. 2024.

WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Paulino, V. (2024). Educação, comunicação e saberes locais nas práticas interculturais no ensino de ciências . Vitruvian Cogitationes, 5(2), e024013. https://doi.org/10.4025/rvc.e024013

Edição

Seção

Artigos