Pesquisas e práticas decoloniais e interculturais nas Educações em Ciências e Matemática: insurgências, esperanças e vozes acadêmicas plurais
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.e024001Resumo
Apresentação do Dossiê "Pesquisas e práticas decoloniais e interculturais nas Educações em Ciências e Matemática: insurgências, esperanças e vozes acadêmicas plurais".
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2003.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2008.
BOLSANELLO, M. A. Darwinismo social, eugenia e racismo “científicoâ€: sua repercussão na sociedade e na educação brasileira. Educar em Revista, Curitiba, n. 12, p. 153-165, 1996. https://doi.org/10.1590/0104-4060.166
CARNEIRO, S. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. São Paulo: Zahar, 2023.
CARNIO, M. P. O projeto Escola sem Partido como estado de exceção: uma proposição crítica pelo eco não ouvido das vítimas da história. Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 2, n. 1, p. 168-182, 2021. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63598
CARVALHO, F. A. Os discursos biológicos na educação para os gêneros - as sexualidades - e as diferenças: aproximações e distanciamentos. 2018. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
CARVALHO, F. A. Gênero e conhecimento situado como bases analíticas no Ensino de Ciências. In: MAGALHíES-JÚNIOR, C. A. O. (org.). Análise de dados em Educação para a Ciência e a Matemática. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2024. p. 160-175.
CASSIANI, S. Reflexões sobre os efeitos da transnacionalização de currículos e da colonialidade do saber/poder em cooperações internacionais: foco na educação em ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 1, p. 225-244, 2018. https://doi.org/10.1590/1516-731320180010015
CASSIANI, S.; OROZCO-MARíN, Y. A.; ZULETA, M. K. P. Descolonizando a educação em ciência e sua pesquisa: provocações sobre processos teórico-metodológicos. In: DUTRA, D. S. A.; MONTEIRO, B. A. P.; NASCIMENTO, H. A. S.; MEJíA-CÍCERES, M. A.; SÍNCHEZ, C.; CASSIANI, S. (org.). Educação, ambiente, corpo e decolonialidade. São Paulo: Livraria da Física, 2023. p. 73-102.
CASSIANI, S.; SELLES, S. L. E.; OSTERMANN, F. Negacionismo científico e crítica í Ciência: interrogações decoloniais. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, e22000, 2022. https://doi.org/10.1590/1516-731320220000
DUTRA, D. S. A. Educação em Ciências e Decolonialidade: em busca de caminhos outros. In: MONTEIRO, B. A. P.; DUTRA, D. S. A.; CASSIANI, S.; SÍNCHEZ, C.; OLIVEIRA, R. D. V. L. (org.). Decolonialidades na Educação em Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2019. p. 1-18.
ESCOBAR, A. La invención del tercer mundo: construcción y deconstrucción del desarrollo. Caracas: Fundación Editorial el perro y la rana, 2007.
EVARISTO, C. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, C. L.; NUNES, I. R. (org.). Escrevivência - a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
FANON, F. Os condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
FREIRE, P. Cartas í Guiné-Bissau: registros de uma experiência em Processo. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
LUGONES, M. Colonialidad y género. Tabula Rasa, Bogotá, n. 9, p. 73-101, jul./dez. 2008. https://doi.org/10.25058/20112742.340
MARTINS, L. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, Santa Maria, n. 26, p. 63-81, 2003. https://doi.org/10.5902/2176148511881
MENEZES, A. K.; SALGADO, S. D. C.; RANGEL, J. P. G. F.; PELACANI, B.; STORTTI, M.; SÍNCHEZ, C. Educação ambiental desde el Sur: da ruptura com a perspectiva colonial em busca de outras relações sociedade-natureza. In: MONTEIRO, B. A. P.; DUTRA, D. S. A.; CASSIANI, S.; SÍNCHEZ, C.; OLIVEIRA, R. D. V. L. (org.). Decolonialidades na Educação em Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2019. p. 19-43.
MIGNOLO, W. D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 32, n. 94, e329402, jun. 2017. https://doi.org/10.17666/329402/2017
MIGNOLO, W. D. A geopolítica do conhecimento e a diferença colonial. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 48, n. 48, p. 187-224, 2020. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7324. Acesso em: 09 out. 2024.
NASCIMENTO, A. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2016.
OROZCO-MARíN, Y. A. Por um currículo em defesa da verdade: Ensino de Ciências e Biologia entre o negacionismo e a desigualdade de gênero. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 1103-1126, 2023. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1024
PINHEIRO, B. C. S. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta Brasil, 2023.
QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLASCO, 2000. p. 201-246.
ROSA, K.; ALVES-BRITO, A.; PINHEIRO, B. C. S. Pós-verdade para quem? Fatos produzidos por uma ciência racista. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 37, n. 3, p. 1440-1468, dez. 2020. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1440
RUFINO, L. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SANTOS, A. B. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora, 2023.
SEGATO, R. L. Gênero e colonialidade: em busca de chaves de leitura e de um vocabulário estratégico descolonial. E-cadernos CES, Coimbra, v. 18, p. 106-131, 2012. https://doi.org/10.4000/eces.1533
WALSH, C. Interculturalidad crítica y pedagogía decolonial: apuestas (des)de el in-surgir, re-existir y re-vivir. Educação online, Rio de Janeiro, n. 4, p. 1-29, 2009. Disponível em: https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1802. Acesso em: 8 out. 2024.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2008.
BOLSANELLO, M. A. Darwinismo social, eugenia e racismo “científicoâ€: sua repercussão na sociedade e na educação brasileira. Educar em Revista, Curitiba, n. 12, p. 153-165, 1996. https://doi.org/10.1590/0104-4060.166
CARNEIRO, S. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. São Paulo: Zahar, 2023.
CARNIO, M. P. O projeto Escola sem Partido como estado de exceção: uma proposição crítica pelo eco não ouvido das vítimas da história. Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 2, n. 1, p. 168-182, 2021. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63598
CARVALHO, F. A. Os discursos biológicos na educação para os gêneros - as sexualidades - e as diferenças: aproximações e distanciamentos. 2018. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
CARVALHO, F. A. Gênero e conhecimento situado como bases analíticas no Ensino de Ciências. In: MAGALHíES-JÚNIOR, C. A. O. (org.). Análise de dados em Educação para a Ciência e a Matemática. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2024. p. 160-175.
CASSIANI, S. Reflexões sobre os efeitos da transnacionalização de currículos e da colonialidade do saber/poder em cooperações internacionais: foco na educação em ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 1, p. 225-244, 2018. https://doi.org/10.1590/1516-731320180010015
CASSIANI, S.; OROZCO-MARíN, Y. A.; ZULETA, M. K. P. Descolonizando a educação em ciência e sua pesquisa: provocações sobre processos teórico-metodológicos. In: DUTRA, D. S. A.; MONTEIRO, B. A. P.; NASCIMENTO, H. A. S.; MEJíA-CÍCERES, M. A.; SÍNCHEZ, C.; CASSIANI, S. (org.). Educação, ambiente, corpo e decolonialidade. São Paulo: Livraria da Física, 2023. p. 73-102.
CASSIANI, S.; SELLES, S. L. E.; OSTERMANN, F. Negacionismo científico e crítica í Ciência: interrogações decoloniais. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, e22000, 2022. https://doi.org/10.1590/1516-731320220000
DUTRA, D. S. A. Educação em Ciências e Decolonialidade: em busca de caminhos outros. In: MONTEIRO, B. A. P.; DUTRA, D. S. A.; CASSIANI, S.; SÍNCHEZ, C.; OLIVEIRA, R. D. V. L. (org.). Decolonialidades na Educação em Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2019. p. 1-18.
ESCOBAR, A. La invención del tercer mundo: construcción y deconstrucción del desarrollo. Caracas: Fundación Editorial el perro y la rana, 2007.
EVARISTO, C. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, C. L.; NUNES, I. R. (org.). Escrevivência - a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
FANON, F. Os condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
FREIRE, P. Cartas í Guiné-Bissau: registros de uma experiência em Processo. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
LUGONES, M. Colonialidad y género. Tabula Rasa, Bogotá, n. 9, p. 73-101, jul./dez. 2008. https://doi.org/10.25058/20112742.340
MARTINS, L. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, Santa Maria, n. 26, p. 63-81, 2003. https://doi.org/10.5902/2176148511881
MENEZES, A. K.; SALGADO, S. D. C.; RANGEL, J. P. G. F.; PELACANI, B.; STORTTI, M.; SÍNCHEZ, C. Educação ambiental desde el Sur: da ruptura com a perspectiva colonial em busca de outras relações sociedade-natureza. In: MONTEIRO, B. A. P.; DUTRA, D. S. A.; CASSIANI, S.; SÍNCHEZ, C.; OLIVEIRA, R. D. V. L. (org.). Decolonialidades na Educação em Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2019. p. 19-43.
MIGNOLO, W. D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 32, n. 94, e329402, jun. 2017. https://doi.org/10.17666/329402/2017
MIGNOLO, W. D. A geopolítica do conhecimento e a diferença colonial. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 48, n. 48, p. 187-224, 2020. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7324. Acesso em: 09 out. 2024.
NASCIMENTO, A. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2016.
OROZCO-MARíN, Y. A. Por um currículo em defesa da verdade: Ensino de Ciências e Biologia entre o negacionismo e a desigualdade de gênero. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 1103-1126, 2023. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1024
PINHEIRO, B. C. S. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta Brasil, 2023.
QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLASCO, 2000. p. 201-246.
ROSA, K.; ALVES-BRITO, A.; PINHEIRO, B. C. S. Pós-verdade para quem? Fatos produzidos por uma ciência racista. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 37, n. 3, p. 1440-1468, dez. 2020. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1440
RUFINO, L. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SANTOS, A. B. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora, 2023.
SEGATO, R. L. Gênero e colonialidade: em busca de chaves de leitura e de um vocabulário estratégico descolonial. E-cadernos CES, Coimbra, v. 18, p. 106-131, 2012. https://doi.org/10.4000/eces.1533
WALSH, C. Interculturalidad crítica y pedagogía decolonial: apuestas (des)de el in-surgir, re-existir y re-vivir. Educação online, Rio de Janeiro, n. 4, p. 1-29, 2009. Disponível em: https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1802. Acesso em: 8 out. 2024.
Downloads
Publicado
2024-10-24
Como Citar
Carvalho, F. A. de, Marín, Y. A. O., & Cassiani, S. (2024). Pesquisas e práticas decoloniais e interculturais nas Educações em Ciências e Matemática: insurgências, esperanças e vozes acadêmicas plurais. Vitruvian Cogitationes, 5(2), e024001. https://doi.org/10.4025/rvc.e024001
Edição
Seção
Editorial