<b>O modelo ideológico de letramento e a concepção de escrita como trabalho: um paralelo</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i2.13520
Resumo
Ao estudarmos as peculiaridades do modelo ideológico de letramento, percebemos que ele possui semelhanças com o que propõe a concepção de escrita como trabalho. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar os pontos em comum entre essas duas vertentes, a fim de mostrar que o letramento ideológico é possível de ser aplicado em sala de aula por meio do trabalho complexo que se faz com a escrita. Nesse contexto, apresentamos a noção de letramento como prática social, as concepções de escrita e o paralelo entre as teorias para cumprirmos com nossas expectativas. O modelo ideológico de letramento evidencia práticas que abrangem diferentes contextos em que um indivíduo está presente e, em se tratando da escrita, ele pode ser aplicado em sala de aula por meio da concepção de escrita como trabalho, já que esta considera as práticas discursivas, desenvolvidas em situações comunicativas efetivas, nas quais finalidade, interlocutor e gênero discursivo são os elementos que as compõem.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.