<b>Ethos e Atividade Laboral: manifestações em enunciados de trabalhadores no Programa Memória Petrobras
Resumo
O artigo propõe a reflexão sobre os processos comunicacionais da atividade laboral em discursos institucionais. Visa a investigar a cenografia que implica o ethos da atividade laboral, mediante a enunciação de trabalhadores na discursivização do processo comunicacional instituído pela exposição virtual ‘Vida de embarcado’, do programa ‘Memória Petrobras’. Para tanto, articula noções de cultura (Morgan, 2011), comunicação (Marchiori, 2013) e trabalho (Schwartz & Durrive, 2007) por meio da análise dialógica (Bakhtin, 2015) e do ethos (Maingueneau, 2013, 2008, a, b). Trata-se de um estudo de natureza aplicada e abordagem qualitativa ao objeto empírico. Como principal resultado, ressalta-se que a discursivização do processo comunicacional por meio da enunciação dos trabalhadores da Petrobrás produz um ethos discursivo da atividade laboral centrado na tarefa, nas prescrições e no uso de si pelo outro.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.