<b>Ethos e Atividade Laboral: manifestações em enunciados de trabalhadores no Programa Memória Petrobras

  • Gislene Feiten Haubrich Universidade Feevale
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade Feevale
Palavras-chave: cenografia, trabalho, discurso, exposição virtual.

Resumo

O artigo propõe a reflexão sobre os processos comunicacionais da atividade laboral em discursos institucionais. Visa a investigar a cenografia que implica o ethos da atividade laboral, mediante a enunciação de trabalhadores na discursivização do processo comunicacional instituído pela exposição virtual ‘Vida de embarcado’, do programa ‘Memória Petrobras’. Para tanto, articula noções de cultura (Morgan, 2011), comunicação (Marchiori, 2013) e trabalho (Schwartz & Durrive, 2007) por meio da análise dialógica (Bakhtin, 2015) e do ethos (Maingueneau, 2013, 2008, a, b). Trata-se de um estudo de natureza aplicada e abordagem qualitativa ao objeto empírico. Como principal resultado, ressalta-se que a discursivização do processo comunicacional por meio da enunciação dos trabalhadores da Petrobrás produz um ethos discursivo da atividade laboral centrado na tarefa, nas prescrições e no uso de si pelo outro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislene Feiten Haubrich, Universidade Feevale
Doutoranda e Mestra em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale (2013-2014). MBA em Comunicação Estratégica e Branding pela UMayor (Chile) e Universidade Feevale (2009-2010). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pela Universidade Feevale (2004-2008). Tem experiência em práticas de comunicação organizacional, marketing universitário, gestão de pessoas e pesquisa científica. Os temas de interesse versam sobre cultura e comunicação organizacional, análise de discurso (linha francesa), linguagem, comunicação e trabalho.
Ernani Cesar de Freitas, Universidade Feevale
Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006), com Pós-doutorado em  Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011). Professor permanente do PPG em Processos e Manifestações Culturais, na Universidade Feevale. Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, nos temas relacionados à linguagem e trabalho, texto e discurso, leitura e formação do leitor; na área da Comunicação e cultura: comunicação socio-organizacional, cultura e identidade.
Publicado
2017-06-02
Como Citar
Haubrich, G. F., & Freitas, E. C. de. (2017). <b&gt;Ethos e Atividade Laboral: manifestações em enunciados de trabalhadores no Programa Memória Petrobras. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(2), 179-190. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i2.29181
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus