<b>O panegírico como proposta de redação e seu caráter argumentativo

  • Leni Ribeiro Leite Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luiza Helena Rodrigues de Abreu Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: panegírico, produção de texto, parâmetros curriculares nacionais, ensino de português.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar comentários acerca de uma proposta de redação do vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo no ano de 2014 para ingresso em 2015. A questão, que propunha a escrita de um panegírico, foi tanto vituperada, quanto elogiada por alguns professores de cursinhos pré-vestibulares da cidade de Vitória-ES. Procuramos mostrar, através da análise dos Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio (PCNEM) (Brasil, 2000), que regem o currículo escolar brasileiro, e do quadro de referência do que é esperado do estudante na produção textual no vestibular da Ufes, publicado pela Comissão Coordenadora de Vestibular (CCV), a adequação da proposta às competências exigidas do aluno, bem como identificar, ainda, a manutenção de métodos conservadores no ensino de Língua Portuguesa no cenário capixaba. Por fim, buscamos ilustrar o uso do elogio e da censura em outros gêneros textuais que podem ser trabalhados no ensino médio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leni Ribeiro Leite, Universidade Federal do Espírito Santo
Leni Ribeiro Leite é graduada em Letras (Português-Latim) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), Mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutora em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Fez Pós-Doutoramento no ano acadêmico 2013-2014 na University of Kentucky, junto ao Institutum Studiis Latinis Provehendis. É Professora de Língua e Literatura Latina na Universidade Federal do Espírito Santo, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. É membro do Comitê de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) na área de Linguística, Letras e Artes, e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Bolsa Pesquisador Capixaba 2016-2018) pela mesma Fundação. Atua principalmente na área de Estudos Clássicos, nos seguintes temas: lírica latina, Marcial, epigrama, Estácio, recepção do clássico, representação e ensino de latim.
Luiza Helena Rodrigues de Abreu Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo, estudando o gênero epidítico retórico na produção poética de Estácio, sob orientação da Profa. Dra. Leni Ribeiro Leite. É graduada de Letras-Português também pela Universidade Federal do Espírito Santo e foi bolsista de Iniciação Científica na área de Letras Clássicas com os subprojetos "Características do gênero epidítico nas obras 'De Oradore' de Cícero, 'Institutio Oratoria' de Quintiliano e na 'Arte Poética' de Horácio" e"Características do gênero epidítico na poética", ambos sob orientação da Profa. Dra. Leni Ribeiro Leite.
Publicado
2018-03-01
Como Citar
Leite, L. R., & Carvalho, L. H. R. de A. (2018). <b&gt;O panegírico como proposta de redação e seu caráter argumentativo. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(1), e33946. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.33946
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus