<b>O panegírico como proposta de redação e seu caráter argumentativo
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar comentários acerca de uma proposta de redação do vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo no ano de 2014 para ingresso em 2015. A questão, que propunha a escrita de um panegírico, foi tanto vituperada, quanto elogiada por alguns professores de cursinhos pré-vestibulares da cidade de Vitória-ES. Procuramos mostrar, através da análise dos Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio (PCNEM) (Brasil, 2000), que regem o currículo escolar brasileiro, e do quadro de referência do que é esperado do estudante na produção textual no vestibular da Ufes, publicado pela Comissão Coordenadora de Vestibular (CCV), a adequação da proposta às competências exigidas do aluno, bem como identificar, ainda, a manutenção de métodos conservadores no ensino de Língua Portuguesa no cenário capixaba. Por fim, buscamos ilustrar o uso do elogio e da censura em outros gêneros textuais que podem ser trabalhados no ensino médio.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.