Termodinâmica, e não somente física térmica

Matilde Vicentini

Resumo


O presente artigo apresenta uma proposta para o ensino de Termodinâmica que tem como ponto de partida as idéias intuitivas dos estudantes. A apresentação dos resultados de investigações sobre a compreensão e “enganos” dos estudantes nos leva a sugerir que características de processo e tempo são componentes importantes para os esquemas intuitivos, claro que sem qualquer formalização. Assume-se, então, que o estado final de conhecimento poderia consistir na compreensão da Termodinâmica de processo de acordo com o desenvolvimento desse tema neste século. Um esquema de itinerário didático é apresentado. Uma lista de possíveis assuntos para discussão conclui o artigo.

Palavras-chave


termodinâmica; esquemas intuitivos; ensino de física

Texto completo:

PDF (baixado


DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascitechnol.v21i0.3025





ISSN 1806-2563 (impresso) e ISSN 1807-8664 (on-line) e-mail: actatech@uem.br

  

Resultado de imagem para CC BY