Concepções dos estudantes sobre equilíbrio, atrito e dissipação
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v20i0.3068Palavras-chave:
atrito, dissipação, equilíbrio, mudanças conceituais, história e epistemologia da físicaResumo
Serão apresentadas aqui algumas concepções dos estudantes acerca do fenômeno do movimento e a pesquisa que lhes deu origem, além do referencial no qual são classificadas estas concepções e que, geralmente, estão centradas no modelo da mecânica Newtoniana. O esquema de classificação está centrado sobre o conceito de força, desconsiderando a experiência do cotidiano, o que poderia ser essencial como fonte experencial dos estudantes. Equilíbrio, atrito e dissipação são conceitos fundamentais para a análise da fenomenologia cotidiana do movimento. A análise do presente artigo focalizará os aspectos metodológicos de uma ciência experencial baseada na relação observações/experimentos/teorias/modelos. Considerações históricas serão feitas para localizar os aspectos problemáticos do atrito e da dissipação. Algumas sugestões para o aprimoramento de professores serão discutidos com base em esquemas de mudança conceitual.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.