Concepções dos estudantes sobre equilí­brio, atrito e dissipação

Autores

  • Alessandro Albanese Universita "La Sapienza"
  • Marcos Cesar Danhoni Neves UEM
  • Matilde Vicentini Universita "La Sapienza"

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v20i0.3068

Palavras-chave:

atrito, dissipação, equilí­brio, mudanças conceituais, história e epistemologia da fí­sica

Resumo

Serão apresentadas aqui algumas concepções dos estudantes acerca do fenômeno do movimento e a pesquisa que lhes deu origem, além do referencial no qual são classificadas estas concepções e que, geralmente, estão centradas no modelo da mecânica Newtoniana. O esquema de classificação está centrado sobre o conceito de força, desconsiderando a experiência do cotidiano, o que poderia ser essencial como fonte experencial dos estudantes. Equilí­brio, atrito e dissipação são conceitos fundamentais para a análise da fenomenologia cotidiana do movimento. A análise do presente artigo focalizará os aspectos metodológicos de uma ciência experencial baseada na relação observações/experimentos/teorias/modelos. Considerações históricas serão feitas para localizar os aspectos problemáticos do atrito e da dissipação. Algumas sugestões para o aprimoramento de professores serão discutidos com base em esquemas de mudança conceitual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Cesar Danhoni Neves, UEM

Possui graduação em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (1983), mestrado em Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Possui uma especialização em educação e divulgação cientí­fica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel - 1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no "Laboratorio di Didattica delle Scienze" no Dipartimento di Fisica da Universití  degli Studi di Roma "La Sapienza", Itália (1995/96). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá. Coordenou inúmeros projetos envolvendo as agências FINEP, CNPq, CAPES e ARAUCÍRIA (SPEC, PROCIÊNCIAS, PROIN, MUSEUS DE CIÊNCIA). Tem experiência na área de Educação e Divulgação Cientí­fica, Alfabetização Cientí­fica, Linguagem Verbo-Visual aplicada í  divulgação da Ciência, História, com ênfase em História e Epistemologia das Ciências. Foi Secretário da SBPC-PR entre 2004-2006 e é, atualmente, até a gestão de 2008. Coordena o Planetário CIRCUS STELLARIUM da Universidade Estadual de Maringá. Coordenou no Estado do Paraná as três edições da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Coordena o Programa de Mestrado Acadêmico de Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá desde 2003 Currí­culo Lattes

Downloads

Publicado

2008-05-13

Como Citar

Albanese, A., Neves, M. C. D., & Vicentini, M. (2008). Concepções dos estudantes sobre equilí­brio, atrito e dissipação. Acta Scientiarum. Technology, 20, 461–472. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v20i0.3068

Edição

Seção

Fí­sica