Tão perto e tão longe: sobre [i]mobilidades na sociedade de consumidores

  • Luciana Velloso Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Palavras-chave: Consumismo, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, Paradigma das Mobilidades, Publicidade

Resumo

Tendo como escopo teórico as reflexões de autores como Zygmunt Bauman, John Urry, David Buckingham, dentre outros, buscamos neste texto estabelecer uma reflexão sobre relações existentes entre a sociedade de consumidores, as diferentes formas como afeta os atores sociais desde a infância e entender que estas influências, por mais que tentem criar padrões e modelos de comportamento, conforme exposto no exemplo do documentário analisado “Criança, a alma do negócio” (2008), ao mesmo tempo em que ganham adesões, também abrem espaços para resistências e para a nossa percepção de que a suposta aldeia global não dá conta de incluir a todos, também excluindo em seu interior, nos termos de Pierre Bourdieu. Repensar o papel das instituições de ensino diante deste contexto em que “ser” e “ter” parecem tão indissociáveis é um de nossos grandes questionamentos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Velloso, Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Luciana Velloso é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Ciências Sociais e Educação. Graduou-se em Pedagogia e História pela UERJ e em Ciências Sociais pela FGV/Rio. Concluiu o Mestrado e o Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) Tem experiência na área de Ensino e Pesquisa, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Sociológicos e Antropológicos em sua interface com a Educação, Ensino-Aprendizagem, Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação e Estudos Culturais, Novas Sociabilidades, Cultura e Consumo.
Publicado
2016-12-06
Como Citar
Velloso, L. (2016). Tão perto e tão longe: sobre [i]mobilidades na sociedade de consumidores. Revista Espaço Acadêmico, 16(187), 60-70. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34341
Seção
DOSSIÊ: Caleidoscópio do Consumo (Orgs.: Renato Bittencourt e Fred Tavares)