Nota de esclarecimento.

Quinta-feira, 11/10/2018 ocorreu um problema no sistema de periódicos da UEM. Em virtude disso, foi necessário restaurar um backup de 10/10/2018, quarta-feira 08h00.

Assim, solicitamos aos editores que revejam as atividades deste dia, pois elas foram perdidas e devem ser refeitas. Antecipadamente pedimos desculpas pelos transtornos, mas o problema foi alheio as nossas atividades.

Imagem para capa

A Revolução Russa e a construção da III Internacional

Carlos Prado

Resumo


O presente texto analisa a influência que a revolução russa exerceu sobre a construção da III Internacional (Comintern). Num primeiro momento investiga-se a guerra e a falência da II Internacional. Posteriormente aborda-se o processo e os debates que antecederam a construção da nova organização. Por fim, analisam-se os documentos produzidos pelo primeiro congresso da III Internacional, evidenciando como a experiência russa, influenciou o programa da Comintern. Ao apontar a necessidade da tomada do poder do Estado e da construção da ditadura do proletariado pelo regime dos sovietes, a recém-criada Internacional Comunista estava abraçando o modelo russo de revolução.

Palavras-chave


Revolução Russa; Internacional Comunista; Estado

Texto completo:

PDF (baixado




Direitos autorais 2017 Revista Espaço Acadêmico