Redes sociais exigem novas iniciativas de alfabetização midiática

Palavras-chave: Internet, Redes sociais, Alfabetização midiática, Educação

Resumo

Plataformas de redes sociais desenvolveram o negócio perfeito: consumidores entregam de graça a informação que eles mesmos pagam para consumir. No contexto do capitalismo informacional, o acesso a essas tecnologias é concedido em troca da moeda mais preciosa da era da informação: os dados pessoais. Essa transação impõe uma série de condicionamentos ao consumo de informação. A partir de uma pesquisa bibliográfica, o presente artigo discute as vulnerabilidades dos usuários de redes sociais diante do mercado de dados e propõe alternativas de educação a partir da perspectiva da alfabetização midiática. Concluímos que a compreensão do modelo de negócio das redes sociais é uma etapa fundamental nas iniciativas de educação para as novas mídias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Azevedo da Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Professor Associado no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em História (Unesp) com pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ)

Referências

ALTER, Adam. Irresistível: Por que você é viciado em tecnologia e como lidar com ela. São Paulo: Objetiva, 2018.
BUENO, L. M.; FONSECA, A. A. Panorama da divulgação científica brasileira no YouTube e nos podcasts. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43, 2020. Salvador. Anais... São Paulo: Intercom, 2020.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede, vol. 1. São Paulo: Paz e Terra, v. 8, 1999.
HOLIDAY, Ryan. Acredite, estou mentindo: confissões de um manipulador das mídias. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2012
KEEN, Andrew. O culto do amador: como blogs, MySpace, YouTube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
KIRKPATRICK, David. O Efeito Facebook. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.
MOROZOV, E. BIG TECH: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
PARISER, Eli. O filtro invisível. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
POTTER, W. James; CHRIST, William G. Media literacy. John Wiley & Sons, Ltd, 1998.
Publicado
2021-11-01
Como Citar
Fonseca, A. A. da. (2021). Redes sociais exigem novas iniciativas de alfabetização midiática. Revista Espaço Acadêmico, 21(231), 140-148. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/56353