Neurociência e educação: os percalços e possibilidades de um caminho em construção

  • Bruno de Bortoli Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Teresa Kazuko Teruya Universidade Estadual de Maringá – UEM
Palavras-chave: neurociência, educação, aprendizagem.

Resumo

Os estudos da neurociência no campo da educação são uma alternativa para repensar as práticas pedagógicas na contemporaneidade. No campo da neurociência, ancorados em pesquisas que fazem intersecção entre as ciências do cérebro e educação, há possibilidade de promoção de novas estratégias pedagógicas na perspectiva da neurobiologia do aprendizado. O que os estudos da neurociência trazem de conhecimento sobre o funcionamento do cérebro possível de elaborar estratégias pedagógicas? Investigamos a origem e o conceito de neurociência, a fim de correlacionar os estudos nas áreas da neurociência com a educação. Os estudos sobre o cérebro apontam que as emoções contribuem para a aprendizagem porque auxiliam a passagem da memória de curto para a memória de longo prazo, assim como a motivação é indispensável para a liberação de substância responsável por mobilizar a atenção e reforçá-la na relação com o objeto que a afetou. No entanto, ainda há caminhos em construção e necessidade de novas pesquisas que apontem diálogos para maior aproximação entre os campos da neurociência e da educação, diluindo euforias e mitos sobre a neurociência na educação.

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Biografia do Autor

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá – UEM
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, 2000; Pesquisadora sênior da Universidade Estadual de Maringá - UEM
Publicado
2017-01-19
Como Citar
de Bortoli, B., & Teruya, T. K. (2017). Neurociência e educação: os percalços e possibilidades de um caminho em construção. Imagens Da Educação , 7(1), 70-77. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i1.32171
Seção
Ensino e Aprendizagem