<b>Avaliação do conforto térmico nas residências convencional e inovadora do “Projeto CASAâ€, Unioeste, Campus de Cascavel</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v34i1.10875
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v34i1.10875Palavras-chave:
índice de temperatura e umidade, conforto térmico residencial, residência inovadoraResumo
Este trabalho teve por objetivo comparar os níveis de conforto térmico nas residências convencional e inovadora do Projeto CASA (Centro de Análise de Sistemas Alternativos de Energia) da Unioeste - campus de Cascavel, Estado do Paraná. As medidas dos parâmetros de conforto térmico foram realizadas com a utilização de termo-higrômetros digitais, nos diversos cômodos das residências e na área externa, em diferentes horas do dia. Foi utilizado o índice de Temperatura e Umidade (ITU) para comparar os resultados obtidos. Verificou-se que a residência inovadora apresentou índices de Temperatura e Umidade menores que os verificados na casa convencional, justificando sua arquitetura diferenciada para a obtenção de um maior conforto térmico.
Â
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











