<b>Correlações para estimativas de custos na remoção de ácido sulfídrico de biogás</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v28i1.1282
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v28i1.1282Palavras-chave:
purificação, biogás, custosResumo
As estimativas de custos durante os estudos para a implementação de um novo processo químico é uma das fases críticas que determinam se o empreendimento será viável ou não. Neste trabalho foi desenvolvida uma metodologia capaz de estimar os custos e investimentos envolvidos em um processo de remoção de ácido sulfídrico de biogás. A metodologia aplicada utilizou uma estimativa de custos fundamentada em equipamentos nacionais e nas correlações propostas por Guthrie (1969), Turton et al. (2003) e Perlingeiro (2005). Esta permite avaliar, de maneira rápida e precisa, diferentes configurações de equipamentos durante a etapa de projeto do processo, determinando assim o custo final do metro cúbico de biogás purificado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
