Avaliação dos resíduos de rerrefino de óleo e de biossólido como fonte de micronutrientes no LATOSSOLO VERMELHO Escuro
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v24i0.2480Palavras-chave:
biossólidos, lodo de esgoto, resíduo de rerrefino, poluição ambientalResumo
Avaliou-se a potencialidade de dois resíduos orgânicos como fonte de micronutrientes no LATOSSOLO VERMELHO Escuro (LVE). Os tratamentos consistiram de uma dose (19 t há-1) de resíduo de rerrefino de óleo lubrificante de motores e de lodo de esgoto, ambos neutralizados com uma mistura de CaO + MgO na proporção de 3:1. O milho safrinha (Zea mays L.) foi utilizado como planta teste. Aos 30 dias da semeadura, cortou-se a parte aérea das plantas. Essas foram secadas a 60oC até se obter peso constante, moídas e estocadas para posterior análise. Após a digestão nitro-perclórica, os teores de micronutrientes no solo e nas plantas foram determinados por espectrometria de absorção atômica. Os resultados mostraram que a produção de matéria seca foi superior com o lodo de esgoto. Houve um aumento significativo, em nível de 5% de significância, nos teores de micronutrientes no solo tratado com os dois resíduos orgânicos em relação ao tratamento testemunha. Na parte aérea das plantas de milho, colhida no solo tratado com o biossólido, as concentrações dos elementos Cu, Mn, Fe, Zn foram mais elevadas significativamente do que o tratamento testemunha; nas plantas do rerrefino, apenas o Fe e o Zn diferenciaram-se significativamente das plantas do testemunho. O resíduo de rerrefino foi responsável pela maior relação C:N, quando comparado com o lodo de esgoto.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
