Comparação dos extratores Mehlich-1 e Bray-1 com o coletor a base de óxido de ferro na avaliação do fósforo no solo
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v22i0.3001Palavras-chave:
fósforo, extratores de fósforo, disponibilidade de fósforo, difusão do fósforoResumo
A eficiência dos métodos Mehlich-1, Bray-1 e coletor de fósforo para extrair o fósforo foi estudada em casa de vegetação utilizando-se três solos: Terra Roxa - TR (argiloso); latossolo vermelho - LV (textura média) e podzólico vermelho - PV (argiloso) e como planta teste o milho (Zea mays L.). Os solos receberam duas doses (9,50 e 4,75 g kg-1) de 5 adubos orgânicos: 1 - Lodo de esgoto de Curitiba - PR; 2 - Lodo de esgoto de Maringá - PR, ambos receberam calagem a 30%; 3 - Lodo de esgoto de Curitiba - PR, com calagem a 50%; 4 - Esterco de galinha; 5 - Esterco bovino. O experimento completou-se com uma testemunha. As plantas e os solos com e sem tratamento foram coletados após 40 dias da semeadura. O teor de fósforo nos solos coletados foi avaliado utilizando-se os extratores Mehlich-1, Bray-1 e o método do coletor de fósforo (discos de tecido sintético revestido por óxido de ferro). A leitura da concentração do fósforo nas soluções de solos e das plantas foi feita pelo método da espectrofotometria UV-Vis, que utiliza a formação do complexo fosfomolíbdico. Os resultados obtidos mostraram pela análise de variância que os três métodos utilizados podem predizer o fósforo absorvido pelas plantas de milho, sendo que o método Bray-1 mostrou menos interferência frente aos tratamentos e alterações no teor de argila.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
