<b>Detalhes da utilização do íon hidróxido, HO<sup>-</sup>, no tratamento de efluentes contaminados com metal pesado zinco</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i3.8379
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i3.8379Palavras-chave:
tratamento de efluentes, metal pesado zinco, íon hidróxido, efluentes de laboratórioResumo
O estudo abordou o tratamento do efluente gerado num Espectrômetro de Absorção Atômica - EAA, no tocante ao metal pesado zinco, utilizando a propriedade do cátion formar o precipitado Zn(OH)2(ppt). O assunto foi tratado teórica e praticamente. Teoricamente foram levantados parâmetros termodinâmicos e analisada matematicamente a solubilidade do Zn(OH) 2(ppt) com a variação do pH. Experimentalmente foi analisado o comportamento da solução aquosa do Zn(OH) 2(ppt) e da solução in natura do efluente descartado com o pH. As medidas da concentração de zinco nas diversas situações foram realizadas pelo método da EAA, com limite de detecção (LD) de 0,030 mg L-1. Os resultados nas diferentes situações de solução e pH do meio, para a solubilidade mínima do Zn(OH) (ppt), SMínima, em mg L-1, foram: valor teórico = 2,3; valor experimental para solução de Zn(OH) (ppt) = 0,92; valor para solução in natura = 0,092, respectivamente. Estes valores estão de conformidade com BRASIL-Resolução Conama n. 397/2008.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.