<b>Using discrete event simulation to change from a functional layout to a cellular layout in an auto parts industry

Autores

  • Thiago Buselato Maurí­cio Universidade Federal de Itajubá
  • José Arnaldo Barra Montevechi Universidade Federal de Itajubá
  • Fabiano Leal Universidade Federal de Itajubá
  • Rafael de Carvalho Miranda Universidade Federal de Itajubá
  • Fabrí­cio Lombardi Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v37i3.27869

Palavras-chave:

productivity, efficiency, scrap, lead-time.

Resumo

This paper presents a discrete event simulation employed in a Brazilian automotive company. There was a huge waste caused by one family scrap. It was believed one reason was the company functional layout. In this case, changing from current to cellular layout, employee synergy and knowledge about this family would increase. Due to the complexity for dimensioning a new cellular layout, mainly because of batch size and client´s demand variation. In this case, discrete event simulation was used, which made possible to introduce those effects improving accuracy in final results. This accuracy will be shown by comparing results obtained with simulation and without it (as company used to do). To conclude, cellular layout was responsible for increasing 15% of productivity, reducing lead-time in 7 days and scrap in 15% for this family.

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Biografia do Autor

Thiago Buselato Maurí­cio, Universidade Federal de Itajubá

Possui Graduação e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2011, 2013). Atuou como Engenheiro de Produção nas empresas Anvis - França e Mahle Metal Leve S.A., trabalhando principalmente com projetos de melhoria contí­nua, simulação a eventos discretos e lean six sigma. Atualmente é Professor Titular do curso de Engenharia de Produção no Centro Universitário CESMAC.

José Arnaldo Barra Montevechi, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1985), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1995) e pós doutorado na Universidade do Texas nos Estados Unidos (2008). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia econômica, análise de investimentos, simulação a eventos discretos, otimização, simulação de monte carlo e pesquisa operacional. Foi Diretor do Instituto de Engenharia Mecânica e é o atual Diretor do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da UNIFEI.

Fabiano Leal, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Engenharia Mecânica, na área de Produção, pela Universidade Estadual Paulista (2008). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2003) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em modelagem de processos, simulação computacional, racionalização industrial e organização do trabalho.

Rafael de Carvalho Miranda, Universidade Federal de Itajubá

Engenheiro de Produção-Mecânico graduado pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em 2008, onde desenvolveu projetos de iniciação cientifica por dois anos consecutivos. Seu trabalho de conclusão de curso abordou tema relacionado a qualidade. É mestre em Engenharia de Produção pela UNIFEI, onde trabalhou com Otimização via Simulação e Algoritmos Genéticos. Atualmente é doutorando em Engenharia de Produção pela UNIFEI, bolsista da CAPES, pesquisador do Núcleo de Estudos Avançados para Auxí­lio a Decisão (NEAAD) e professor do Centro Universitário de Itajubá. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Simulação a Eventos Discretos, Pesquisa Operacional, Gestão da Produção, Qualidade e Lean Manufacturing.

Fabrí­cio Lombardi, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2004) . Atualmente é Chefe de Mini Fabrica da Mahle componente de motores do Brasil. Tem experiência na área de Engenharia de Produção , com ênfase em Engenharia da Qualidade.

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Publicado

2015-07-01

Como Citar

Maurí­cio, T. B., Montevechi, J. A. B., Leal, F., Miranda, R. de C., & Lombardi, F. (2015). <b>Using discrete event simulation to change from a functional layout to a cellular layout in an auto parts industry. Acta Scientiarum. Technology, 37(3), 371–378. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v37i3.27869

Edição

Seção

Engenharia Mecânica

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