Os topônimos das praças de Maringá, Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v23i0.2800Palavras-chave:
toponímia, praças, espaços públicos, MaringáResumo
O presente trabalho estuda os topônimos das praças maringaenses, em número de noventa e nove até dezembro do ano 2000, a partir de pesquisa histórica em fontes primárias. A toponímia estudada buscou o significado histórico, não lingí¼ístico, dos nomes conferidos í s praças, contextualizando-os no tempo em que esses logradouros foram nominados. Como resultado, constata-se a desvinculação desses nomes com a população, visto que, na maioria dos casos, a comunidade sequer sabe quem é o personagem que nomina o espaço público. Conclui-se que dar nome í s praças de Maringá não deveria ser apenas “letra morta da lei†em um papel arquivado, mas sim que houvesse um trabalho de conscientização que permitisse a perenização daquele que nominou o espaçoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.