<b>Aplicação do programa Seis Sigma em uma indústria de abate de frangos</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v32i2.527
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v32i2.527Palavras-chave:
controle estatístico, processos, condenação parcial e total, frangoResumo
Nos últimos anos, a indústria de abate de frango busca fortalecer seus processos, visando atender í s necessidades de mercado e, para contribuir com o desenvolvimento desses processos, novos métodos têm sido implantados, entre os quais se destaca o programa Seis Sigma. O presente estudo mostra a utilização deste Programa em um abatedouro de frangos com o objetivo de demonstrar as melhores práticas para a definição e condução de um projeto centrado na melhoria da qualidade dos processos. Para tanto, foram definidos a metodologia e os critérios para a identificação de problemas e a seleção de projetos, além de se ter aplicado o programa Seis Sigma com a utilização do DMAIC em um projeto previamente selecionado, buscando-se demonstrar o desenvolvimento do Programa e utilizando-se mapa de raciocínio. A aplicação do projeto é demonstrada em seis fases, por meio de um mapa de raciocínio para cada fase ou etapa do programa, que detalha as técnicas estatísticas utilizadas até a fase do plano de ação. As fases de verificação e padronização dos processos não são contempladas neste estudo. Os resultados finais demonstram os benefícios da utilização do Programa e a importância da manutenção de banco de dados com o envolvimento das pessoas para o seu sucesso.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
