<b>O processo de gestão de custos e planejamento de resultados utilizando técnicas de análise estatística de agrupamentos</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v31i2.845
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v31i2.845Palavras-chave:
custos, resultados, análise de agrupamentos, análise multivariadaResumo
ste trabalho teve como objetivo estudar os processos de formação dos custos e dos resultados da atividade agrícola comercial com a utilização dos instrumentos proporcionados pela análise da estatística multivariada, gráfico dendrométrico e mapa temático. O estudo foi desenvolvido em uma propriedade agrícola localizada no município de Cascavel, com área cultivada de 434 ha dividida em oito talhões com áreas variadas. Foram analisados dois grupos de variáveis, sendo um de custos e um de resultados da produção. Das análises das variáveis, buscou-se estabelecer níveis de similaridade das variáveis dos talhões analisados tanto para as variáveis de custos quanto para as variáveis de resultados. A análise multivariada de agrupamentos é de grande valia, pois proporciona condições de analisar, de uma forma direta, variáveis com grandezas diferentes e índices variados sem a necessidade de transformações vultosas e de difícil assimilação. Dos resultados, pode-se concluir que a gestão dos custos não tem parâmetros-padrão como ocorre na indústria, e para cada unidade de produção rural há um custo diferente que deve ser gerenciado para proporcionar melhores resultados para seus detentores. A gestão de custos com a utilização de técnicas de análise estatística de agrupamentos é um instrumento útil na tomada de decisão sobre as formas de operacionalização da produção nas propriedades agrícolas em que a tecnologia de gestão vem sendo introduzida; ao tomador de decisão, proporciona uma visão da melhor forma de gerenciar os sistemas produtivos.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
