<b>Comparação entre centrifugação e microfiltração na clarificação do suco tropical de maracujá</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v32i3.5379
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v32i3.5379Palavras-chave:
Microfiltração, centrifugação, maracujáResumo
No sentido de desenvolver uma alternativa ao processo convencional de centrifugação realizou-se neste trabalho um estudo da microfiltração para clarificar o suco tropical de maracujá. A influência da pressão transmembrana e do pré-tratamento enzimático do suco, foram estudadas no processo de clarificação por microfiltração. Os ensaios de clarificação por microfiltração do suco tropical de maracujá foram realizados numa unidade de microfiltração construída em aço inox. As membranas cerâmicas usadas apresentam diâmetro médio de corte de 0,3 e 0,8 µm. Os níveis de pressão transmembrana foram de 1,0 e 3,0 bar num processo isotérmico a 35°C. Os níveis de concentração de enzima Cytrozym Ultra L utilizados no pré-tratamento do suco foram de 100 e 200 ppm. A condição de microfiltração que resultou num suco de boa qualidade foi com a membrana de 0,3 µm operada a 1,0 bar com suco pré-tratado com 100 ppm de enzima. Nesta condição, obteve-se fluxo de permeado igual 56 kg h-1 m-2 e obtendo-se 100% na redução de sólidos em suspensão e 97% na redução da turbidez. Comparativamente o processo de centrifugação com o mesmo suco apresentou resultados praticamente equivalentes, mas com uma redução de sólidos suspensos inferior a de 100% observada para a microfiltração, sendo a obtenção de um suco isento de partículas suspensas, um dos principais objetivos deste trabalho.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
