<b>Remoção de cor de efluentes têxteis com cogumelos <em>Agaricus bispora</em></b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v32i3.6339
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v32i3.6339Palavras-chave:
Corantes, efluentes têxteis, tirosinase, tratamento enzimáticoResumo
O emprego direto de cogumelos Agaricus bispora foi avaliado para a remoção de cor de uma mistura sintética de corantes reativos. Avaliou-se o efeito da granulometria das partículas (cubos de 0,5 ou 1,0 cm e cogumelos moídos), da massa de cogumelos (10, 20, 40, 60 ou 80 g em 250 mL de solução) e de diferentes formas de tratamento do cogumelo sobre a remoção de cor de uma solução sintética dos corantes Reactive Yellow 37, Reactive Black 5 e Reactive Red na concentração de 13,3 mg L-1 cada corante. Os melhores resultados foram obtidos para maiores áreas superficiais de contato do cogumelo (cogumelo moído) com o efluente colorido e sob aeração contínua. A adição de acetona durante o processo de moagem, seguido de congelamento, contribuiu para o aumento da remoção de cor, obtendo-se os melhores resultados: 73% após 6h, com 20 g de biocatalisador 250 mL-1 de efluente. A utilização de diferentes lotes e marcas de cogumelo levou í obtenção de diferentes atividades enzimáticas, mas percentuais similares de remoção de cor, indicando que a remoção de cor não possui relação direta com a atividade enzimática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











