<b>Remoção da prata em efluentes radiográficos</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v29i1.83
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v29i1.83Palavras-chave:
efluente, adsorção, precipitação, filmes radiográficos, prataResumo
O efluente proveniente da etapa de fixação e a água de enxágí¼e gerada no processamento de filmes radiográficos contêm prata na forma de complexo negativo de tiossulfato de prata, o que torna este efluente extremamente tóxico a organismos aquáticos. Neste trabalho foi realizado o estudo da remoção da prata presente nestes efluentes. Para a remoção da prata presente no fixador foi realizado o estudo da precipitação utilizando diferentes agentes precipitantes. A maior porcentagem de remoção de prata (84%) foi obtida utilizando-se H2O2 a 0,17 mol L-1. Além disso, foi realizado o estudo da remoção da prata presente na água residual pelo processo de adsorção com carvão ativado e zeólitas. A zeólita não apresentou afinidade com o complexo de prata. Os melhores resultados de remoção de prata foram obtidos com o uso de carvão ativado granular de coco de babaçu, obtendo-se uma remoção de 0,42 mg de prata g-1 de carvão ativado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











