<b>Eficiência de um sistema de reatores anaeróbios no tratamento de efluentes líquidos de suinocultura</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i3.7941
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i3.7941Palavras-chave:
Biogás, anaerobiose, RAC, UASB, suínosResumo
Grande atenção tem sido dada pelos órgãos de fiscalização ambiental í produção confinada de suínos, pelo elevado potencial poluidor desse tipo de atividade. O grande desafio do suinocultor brasileiro é produzir, de forma intensiva, alimento com qualidade e ao mesmo tempo, ambientalmente sustentável. Por isso, sistemas anaeróbios de tratamento, como os que foram pesquisados neste trabalho, vêm se tornando merecedores de atenção na suinocultura em grande escala. Neste trabalho, as unidades de tratamento instaladas foram: caixa de retenção de sólidos (CRS), peneira estática (PE), tanque de acidificação e equalização (TAE), reator anaeróbio compartimentado (RAC), reator de manta de lodo (UASB) e decantador. O sistema de tratamento apresentou os seguintes valores de eficiência: 91,50; 85,24; 80,46; 81,34; 79,15; 23,20 e 70,28% na remoção de DBO5, DQOtotal, sólidos totais, sólidos fixos, sólidos voláteis, fósforo total e óleos & graxas, respectivamente. Os reatores RAC e UASB operaram com tempo de detenção hidráulica de 15,4 e 9,7h, respectivamente; carga hidráulica de 1,57 m3 m-3 dia-1 para o RAC e 2,5 m3 m-3 dia-1 para o UASB; carga orgânica volumétrica de 4,46 kg m3 m-3 dia-1 para o RAC e 1,77 kg m3 m-3 dia-1 para o UASB. A produção média de biogás referente ao reator UASB, medida por meio de um gasômetro, foi de 437,08 L dia-1.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











