<b>Eficiência de um sistema de reatores anaeróbios no tratamento de efluentes lí­quidos de suinocultura</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i3.7941

Autores

  • Erlon Lopes Pereira Universidade Federal de Lavras
  • Cláudio Milton Montenegro Campos Universidade Federal de Lavras
  • Fabricio Moterani Universidade Federal de Lavras
  • Antonio Machado de Oliveira Neto Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i3.7941

Palavras-chave:

Biogás, anaerobiose, RAC, UASB, suí­nos

Resumo

Grande atenção tem sido dada pelos órgãos de fiscalização ambiental í  produção confinada de suí­nos, pelo elevado potencial poluidor desse tipo de atividade. O grande desafio do suinocultor brasileiro é produzir, de forma intensiva, alimento com qualidade e ao mesmo tempo, ambientalmente sustentável. Por isso, sistemas anaeróbios de tratamento, como os que foram pesquisados neste trabalho, vêm se tornando merecedores de atenção na suinocultura em grande escala. Neste trabalho, as unidades de tratamento instaladas foram: caixa de retenção de sólidos (CRS), peneira estática (PE), tanque de acidificação e equalização (TAE), reator anaeróbio compartimentado (RAC), reator de manta de lodo (UASB) e decantador. O sistema de tratamento apresentou os seguintes valores de eficiência: 91,50; 85,24; 80,46; 81,34; 79,15; 23,20 e 70,28% na remoção de DBO5, DQOtotal, sólidos totais, sólidos fixos, sólidos voláteis, fósforo total e óleos & graxas, respectivamente. Os reatores RAC e UASB operaram com tempo de detenção hidráulica de 15,4 e 9,7h, respectivamente; carga hidráulica de 1,57 m3 m-3 dia-1 para o RAC e 2,5 m3 m-3 dia-1 para o UASB; carga orgânica volumétrica de 4,46 kg m3 m-3 dia-1 para o RAC e 1,77 kg m3 m-3 dia-1 para o UASB. A produção média de biogás referente ao reator UASB, medida por meio de um gasômetro, foi de 437,08 L dia-1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erlon Lopes Pereira, Universidade Federal de Lavras

Estudante de graduação em Engenharia Agricola, aluno de iniciação cientí­fica na area de controle de poluição, fertirrigação, anaerobiose e saneamento. Orientado pelo prof. PhD. Cláudio M.M. Campos na Universidade Federal de Lavras, no Departamento de Engenharia.

Cláudio Milton Montenegro Campos, Universidade Federal de Lavras

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hí­dricos pela Universidade Federal de Minas Gerais. PhD. em Environmental Engineering pela Universidade de Newcastle Upon Tyne. Professor Associado II da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Orientador do projeto, pesquisa nas áreas de hidráulica e saneamento, anaerobiose e fertirrigação.

Fabricio Moterani, Universidade Federal de Lavras

Bacharel e Licenciado em Biologia pela Pontifí­cia Universidade Católica (PUC-MG). Pós graduado em Gestão Ambiental. Mestrando em Engenharia Agrí­cola, área Tratamento e Reaproveitamento de Efluentes Agroindustriais pela Universidade Federal de Lavras.

Antonio Machado de Oliveira Neto, Universidade Federal de Lavras

Graduando em Engenharia Agricola pela UFLA. Iniciação cientí­fica voluntária.

Downloads

Publicado

2011-03-17

Como Citar

Pereira, E. L., Campos, C. M. M., Moterani, F., & Oliveira Neto, A. M. de. (2011). <b>Eficiência de um sistema de reatores anaeróbios no tratamento de efluentes lí­quidos de suinocultura</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i3.7941. Acta Scientiarum. Technology, 33(3), 287–293. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i3.7941

Edição

Seção

Engenharia Quí­mica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)