<b>Avaliação microscópica da endogenia microbiana em reatores UASB concêntricos, tratando água residuária do processamento dos frutos do cafeeiro por via úmida</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i2.8291

Autores

  • Júlia Ferreira da Silva Universidade Federal de Lavras
  • Cláudio Milton Montenegro Campos Universidade Federal de Lavras
  • Erlon Lopes Pereira Universidade Federal de Lavras
  • Vivian Galdino da Silva Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i2.8291

Palavras-chave:

Epifluorescência, microscopia eletrônica de varredura (MEV), qualidade da biomassa, UASB

Resumo

Com a utilização de duas técnicas de microscopia, eletrônica de varredura (MEV) e de epifluorescência, objetivou-se investigar o processo de endogenia da biomassa presente em reatores de manta de lodo e fluxo ascendente (UASB, do inglês upflow anaerobic sludge blancket). Dois reatores UASB concêntricos, funcionando em série, inseridos em um sistema-piloto de tratamento de águas residuárias do processamento dos frutos do cafeeiro por via úmida, foram monitorados quanto aos parâmetros fí­sico-quí­micos e microbiológicos. Os reatores UASB operaram em campo, com oscilação de temperatura ambiente entre 16,5 e 38,8°C; as temperaturas do afluente e efluente dos reatores variaram de 16,3 a 27,3°C, respectivamente. Os dados iniciais obtidos para a demanda quí­mica de oxigênio (DQO) foram de 1.349 e 1.173 mg L-1, sendo, ao final do monitoramento atingido os valores de 120 e 102 mg L-1 para os reatores 1 e 2, respectivamente. Concluiu-se que a microscopia aplicada ao perfil de sólidos dos reatores é muito importante e deve ser empregada como parâmetro de qualificação do lodo cultivado em reatores UASB, especialmente quando do decaimento bacteriano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Ferreira da Silva, Universidade Federal de Lavras

Engenheira Civil- Escola de Engenharia Kennedy, Belo Horizonte. Engenheira Agrí­cola pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Engenharia Agrí­cola, área de Tratamento e Reaproveitamento de Efluentes Agroindustriais pela UFLA. Doutoranda em Microbiologia Agrí­cola, área Biotecnologia de microrganismos aplicada í  agropecuária e ao meio ambiente - UFLA.

Cláudio Milton Montenegro Campos, Universidade Federal de Lavras

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hí­dricos pela Universidade Federal de Minas Gerais. PhD. em Environmental Engineering pela Universidade de Newcastle Upon Tyne. Professor Associado II da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Orientador do projeto, pesquisa nas áreas de hidráulica e saneamento, anaerobiose e fertirrigação.

Erlon Lopes Pereira, Universidade Federal de Lavras

Estudante de graduação em Engenharia Agricola, aluno de iniciação cientí­fica na area de controle de poluição, fertirrigação, anaerobiose e saneamento. Orientado pelo prof. PhD. Cláudio M.M. Campos na Universidade Federal de Lavras, no Departamento de Engenharia.

Vivian Galdino da Silva, Universidade Federal de Lavras

Engenheira Agrí­cola pela Universidade Estadual de Goiás, Goiás. Mestre em Engenharia Agrí­cola, área de Tratamento e Reaproveitamento de Efluentes Agroindustriais pela UFLA. Professora Contratada da Universidade Estadual de Goiás campus de Anápolis- GO.

Downloads

Publicado

2011-02-23

Como Citar

Silva, J. F. da, Campos, C. M. M., Pereira, E. L., & Silva, V. G. da. (2011). <b>Avaliação microscópica da endogenia microbiana em reatores UASB concêntricos, tratando água residuária do processamento dos frutos do cafeeiro por via úmida</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i2.8291. Acta Scientiarum. Technology, 33(2), 129–135. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i2.8291

Edição

Seção

Biotecnologia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)