<b>Rede de distribuição de energia elétrica e arborização viária: o caso da Cidade de Maringá, Estado do Paraná</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i4.8405
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i4.8405Palavras-chave:
infraestrutura urbana, árvores urbanas, planejamento urbano, impactos ambientaisResumo
Este trabalho teve por objetivo analisar a interação entre a arborização de acompanhamento viário e a rede de distribuição de energia elétrica de alta tensão e, ao mesmo tempo, avaliar as espécies arbóreas utilizadas na cidade de Maringá, Estado do Paraná, em uma área específica - Zona 7. Essa área foi escolhida tendo em vista as particularidades locais, como a utilização de árvores de grande porte e os diferentes tipos de rede de energia (convencional e compacta para alta tensão e convencional e isolada para baixa tensão). Constatou-se que as espécies arbóreas de grande porte são predominantes, como Caesalpinia peltophoroides e Tipuana tipu, que representam, respectivamente, 32,92 e 30,79% da arborização total. Como resultado final tem-se a minimização dos impactos causados pela arborização sobre a rede de energia elétrica, visto que os indicadores da qualidade do fornecimento de energia elétrica melhoraram em até 80%. Os custos de manutenção da rede diminuíram sensivelmente, e a qualidade da arborização, sobretudo pela redução nas podas, apresentou melhoras consideráveis, comprovando a eficácia da rede compacta protegida quando comparada í s demais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











