<b>Purificação, caracterização físico-química e atividade anticoagulante de glicosaminoglicanos isolados da pele de tilápia do Nilo (<em>Oreochromis niloticus</em>)</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i3.9400
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i3.9400Palavras-chave:
heteropolissacarídeos sulfatados, Oreochromis niloticus, coagulação sanguínea, teste do TTPAResumo
Os glicosaminoglicanos (GAGs) constituem a matriz extracelular de tecidos animais e os resíduos do processamento de peixes comercialmente cultivados podem oferecer novos agentes anticoagulantes em substituição í heparina (HEP) nas ciências médicas. Objetivou-se purificar, caracterizar físico-quimicamente e avaliar a atividade anticoagulante dos GAGs isolados da pele da tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus. Os GAGs foram extraídos com papaína em tampão acetato de sódio 100 mM (pH 5,0) contendo cisteína e EDTA (5 mM), seguido por cromatografia de troca iônica em coluna de DEAE-celulose, utilizando um gradiente de NaCl. As frações obtidas foram liofilizadas e submetidas í eletroforese em gel de agarose a 0,5%. A atividade anticoagulante foi avaliada por meio do tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA), usando-se plasma humano normal e HEP padrão (193 UI mg-1). O perfil cromatográfico mostrou a separação de duas diferentes frações de GAGs (F I e F II), eluídas com 0,50 e 0,75 M de NaCl, respectivamente, revelando, por eletroforese, frações distintas em densidade de cargas, porém ambas mostrando GAGs com mobilidades semelhantes ao dermatam sulfato (DS) padrão, sugerindo-se a identificação preliminar desse GAG. Os GAGs modificaram o TTPA, cujas atividades perfizeram, respectivamente, 4,72 (F I) e 23,80 (F II) UI mg-1, e expressaram-se dose-dependente. Portanto, o DS anticoagulante da pele de O. niloticus sugere uma fonte interessante para estudos posteriores de atividade antitrombótica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











