<b>A forma urbana das cidades de médio porte e dos patrimônios fundados pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v28i1.1292
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v28i1.1292Palavras-chave:
colonização, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, cidades novasResumo
Este trabalho analisa a forma urbana das cidades de Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marialva, Sarandi, Paiçandú e Jussara. Estas cidades foram fundadas pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, antes denominada Companhia de Terras Norte do Paraná, de acordo com seu plano de ocupação do norte do Paraná. A análise levada a cabo se pauta pela observação da relação destes assentamentos urbanos com a ferrovia - determinante no posicionamento destas cidades e no desenvolvimento destas áreas - e com o relevo, bem como do desenho de suas vias, do formato de suas quadras, da especificação dos espaços públicos livres e da posição dos edifícios institucionais. Atentar para a conformação destes elementos urbanos significa compreender como a Companhia construiu cada uma das suas cidades e perceber as potencialidades e as debilidades de cada projeto.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.