Avaliação das propriedades mecânicas dos plásticos reciclados provenientes de resíduos sólidos urbanos
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v24i0.2462Palavras-chave:
reciclagem, resíduos plásticos, poliolefinas recicladas e propriedades mecânicasResumo
O objetivo deste trabalho foi contribuir para a reciclagem dos plásticos provenientes de resíduos sólidos urbanos. Os materiais foram separados por tipos e, em seguida, moídos, lavados, secos e posteriormente moldados por extrusão A 180oC, seguidoS da moldagem por injeção nas temperaturas de 180, 190 e 200oC. Os plásticos PP, PS, PEAD e uma mistura de plásticos não-identificados (PEAD, PEBD, PP e PS) foram avaliados quanto í densidade, pureza, propriedades mecânicas e termomecânica (MFI). Os resultados mostraram que os plásticos reciclados apresentam boa performance quanto í s propriedades mecânicas, indicando que podem ser utilizados na fabricação de peças que não exigem especificações técnicas. O material composto pela misturas de plásticos apresentou propriedades semelhantes ao PEAD, entretanto com a vantagem de apresentar maior resistência í flexão. Quanto í temperatura de injeção, concluímos que ela não influenciou significativamente na faixa de 180 a 190oC nas propriedades mecânicas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.