<strong>Avaliação da Geração de Microtrincas do Aço Rápido ABNT M2 no Processo EDM com Adição de SiC</strong> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v30i2.543
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v30i2.543Palavras-chave:
Usinagem por Descargas Elétricas, Fluido Dielétrico, Pó de SiC, Crateras, Geração de Microtrincas.Resumo
É sabido que a Usinagem por Descargas Elétricas (EDM), é um processo térmico onde pode-se ter temperaturas muito elevadas (superiores a 1200 °C) na região de usinagem. Conseqí¼entemente é fácil de entender o fato das peças usinadas por EDM, apresentarem camadas superficiais endurecidas, refundidas e com elevado números de microtrincas superfíciais. A formação de microtrincas está associada com o desenvolvimento de altas tensões térmicas que excedem a tensão máxima de resistência do material. Além disso as microtrincas superficiais penetram em profundidade com extensões que dependem da energia de descarga. O trabalho proposto, tem por objetivo estudar o efeito da adição de pó de SiC em vários fluidos dielétricos, sobre a geração de microtrincas superficiais, no aço rápido ABNT M2, durante a usinagem por descargas elétricas. Os resultados apresentados mostram uma redução da quantidade de microtrincas nas superfícies usinadas, quando se adiciona pó de SiC ao dielétrico, quando comparadas com as usinadas com EDM convencional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











