<b>Extratores para a quantificação de Fe em solos cultivados com soja</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i3.1833
Resumo
As metodologias de análises de micronutrientes têm sido estudadas visando uma melhor expressão dos seus teores nos solos e uma maior adequação às análises de rotina dos laboratórios. A eficiência dos extratores na extração do ferro foi avaliada por meio da utilização de extratores ácidos (Mehlich 1), na relação de 1:5 e 1:10, de um agente complexante (DTPA pH 7,3) e da combinação de ácido e complexante por meio do extrator Mehlich 3, na relação 1:10; as metodologias de determinação constituíram-se de agitação, com filtragem imediata, filtragem após 16 horas de decantação e pipetagem após decantação de 16 horas. As análises incluíram 18 solos representativos do Paraná, coletados a uma profundidade de 0-20cm. Os resultados foram avaliados mediante a correlação entre a concentração dos micronutrientes no solo e a concentração na soja coletada após 45 dias de crescimento. Foi observado que houve equivalência na extração do Fe dos solos entre o Mehlich 3, com filtragem imediata, o Mehlich 1, com filtragem após decantação e o DTPA; houve semelhança na extração do Fe quando foi efetuada filtragem do extrato ou quando a solução foi pipetada, após decantação de 16 horas; os teores mais altos do nutriente ocorreram nos solos Argissolo, Vertissolo e Gleyssolo e foram obtidos com o Mehlich 3, submetidos à decantação. Os Latossolos e Nitossolos, independente da do extrator e da metodologia analítica, apresentaram os teores mais baixos do ferroDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.