Qualidade de grãos de diferentes cultivares de cafeeiro (<em>Coffea arábica</em> L.)
Resumo
Com o objetivo de avaliar a qualidade de grãos de diferentes cultivares de cafeeiro, Coffea arábica L. (Rubiaceae), foram coletados frutos no estádio cereja, cultivados na Fazenda Experimental da Epamig-Lavras,MG. Utilizou-se um DIC com oito cultivares: Icatu Vermelho e Amarelo, Catuaí Vermelho e Amarelo, Topázio, Acaiá Cerrado, Mundo Novo e Rubi, em três repetições. As análises laboratoriais realizadas foram: atividade da polifenoloxidase, acidez titulável total, açúcares redutores, não redutores e totais, compostos fenólicos totais e condutividade elétrica. As cultivares apresentaram variações na composição química e conseqüentemente na qualidade. Acaiá do Cerrado e Icatu Vermelho foram classificadas através da atividade enzimática da polifenoloxidase como bebida dura. As demais cultivares foram classificadas como bebida padrão mole/apenas mole. A cultivar Acaiá do Cerrado também apresentou os maiores valores de condutividade elétrica, compostos fenólicos totais e acidez titulável total, o que confere a esta cultivar menor qualidadeDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.