<b>Determinação dos coeficientes da equação de Angstron para a região de Palotina, Estado do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i3.1831
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo a determinação dos parâmetros da equação de Angstron, com partição anual e mensal, para estimativa da irradiação solar global diária na região de Palotina, Estado do Paraná. Foram utilizados os dados climáticos de radiação solar global e o total de horas de brilho solar diário incidente na superfície da Terra, no período de 1982 a 2002. A cidade de Palotina, Estado do Paraná, está localizada nas seguintes coordenadas geográficas: latitude de 24º17'S, longitude de 53º50' W' e altitude de 333m. A irradiação solar global apresentou os menores valores nos meses de declinação solar norte com valor mínimo de 7,82MJ m-2, no dia 06 de julho, e maiores valores na declinação sul com valor máximo de 22,07MJ m-2, no dia 29 de novembro, com média anual de 14,27MJ m-2. A irradiação no topo da atmosfera apresentou o mesmo padrão de distribuição anual, com valor mínimo de 21,58MJ m-2, no dia 24 de junho e máximo de 44,51MJ m-2 e no dia 01 de janeiro e média anual de 33,45MJ m-2. Os maiores valores da razão de insolação foram observados no inverno e menores no verão, variando no intervalo de 0,13 a 0,97, com valor médio de 0,58. O índice de claridade possui uma variação no intervalo de 0,32 a 0,55, sendo que 0,55 constitui o limite máximo de claridade para a região de Palotina, Estado do ParanáDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.