Seleção de progênies endogâmicas S<sub>1</sub> e S<sub>2</sub> em um programa de melhoramento intrapopulacional de milho pipoca
Resumo
Cem progênies S1 e duzentas e vinte e cinco S2 obtidas da população de milho pipoca Beija-Flor, Zea mays L. (Poaceae), foram avaliadas com relação à produção, capacidade de expansão e outras características de interesse agronômico. Parâmetros genéticos foram estimados e os ganhos preditos com seleção foram calculados de acordo com vários critérios de seleção. Variabilidade genotípica significativa foi observada para os caracteres produção e capacidade de expansão, sendo negativa a correlação entre eles. Foi constatado o potencial da população Beija-Flor para o melhoramento. Seleção direta para CE foi a estratégia recomendada para a seleção de 30 progênies S1 para melhoramento intrapopulacional. Foi predito um ganho de 1,08 mL/g em CE e 13 kg/ha em produção. Para a seleção de 30 famílias S2 foi recomendado o índice de Mulamba e Mock com pesos 1 e 3 para produção e CE, respectivamente, proporcionando um ganho predito de 0,81 mL/g para CEDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.