Controle da mancha-angular (<em>Phaeoisariopsis griseola</em>) do feijoeiro com a calda Viçosa
Resumo
Neste trabalho, a calda Viçosa e suas modificações foram avaliadas no controle da mancha-angular e na produtividade do feijoeiro. O teste foi conduzido em casa-de-vegetação, em delineamento inteiramente casualizado, com oito tratamentos e cinco repetições, empregando-se o cultivar “milionário 1732” em recipientes de 1dm3. A adubação de plantio constou de 2,5g por vaso da fórmula 4-14-8. Cada unidade experimental era constituída por 1 vaso com 2 plantas. As atomizações foram realizadas aos 28 e 35 dias após emergência das plantas. As inoculações de Phaeoisariopsis griseola na concentração de 106 conídios por ml foram feitas aos 36 dias após a emergência. Avaliaram-se os seguintes tratamentos: 1- calda Viçosa; 2- calda Viçosa com adição de molibidato de amônio; 3- molibidato de amônio; 4- calda Viçosa sem sulfato de magnésio; 5- calda Viçosa sem sulfato de zinco; 6- calda Viçosa sem ácido-bórico; 7- tiofanato metílico e 8- testemunha (sem pulverização). A avaliação constou de uma escala de severidade de 1- plantas sadias, 9- severidade máxima, e da produção de grãos. A maior produtividade foi obtida no tratamento com calda Viçosa sem ácido bórico. Os tratamentos com calda Viçosa modificada ou não igualaram-se ao tiofanato metílico em relação ao controle da mancha-angularDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.








































