<strong>Crescimento micelial de duas linhagens de Lentinula edodes em meios de cultura à base de extrato de serragem de sete espécies e três clones de eucalipto</strong> - DOI: 10.4025/actasciagron.v30i3.3509
Resumo
Avaliou-se o crescimento micelial in vitro das linhagens LE-95/01 e LE-96/18 de Lentinula edodes, em meios de cultura sólidos à base de extrato de serragem de sete espécies (Eucalyptus saligna, E. grandis, E. urophylla, E. pellita, E. paniculata, E. citriodora e E. camaldulensis) e três clones (híbridos de E. grandis x E. urophylla) de eucalipto. As avaliações foram realizadas por meio de medições do diâmetro das colônias (média de quatro medidas diametralmente opostas), a cada 48 horas, durante dez dias de incubação, no escuro a 25ºC ±1°C. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com uso do teste de Tukey para a comparação das médias. O meio de cultura à base de extrato de serragem de E. citriodora foi o mais promissor no crescimento das linhagens LE-96/18 e LE-95/01 de L. edodes. A linhagem LE-96/18 de L. edodes foi a que apresentou o crescimento micelial mais rápido após dez dias de incubação, independentemente do tipo de extrato de serragem utilizado no meio de cultura.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.