<b>Substratos e extrato pirolenhoso no cultivo de orquídeas brasileiras <em>Cattleya intermédia</em> (John Lindley) e <em>Miltonia clowesii</em> (John Lindley) (Orchidaceae)</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v32i1.714
Resumo
O desenvolvimento vegetativo e de raízes de espécies das orquídeas brasileiras Cattleya intermédia (John Lindley) e Miltonia clowesii (John Lindley) utilizando diferentes substratos e extrato pirolenhoso foi avaliado. Mudas produzidas in vitro foram transferidas para recipientes com: T1 – casca de pinus (Pi), fibra de coco (Co) e casca de arroz carbonizada (Ca); T2 – PiCoCa e carvão vegetal (Car); T3 – PiCoCaCar, sendo o carvão vegetal tratado com extrato pirolenhoso (EP); T4 – CoCaCarEP; e T5 – CoCaCar. Todos os materiais foram utilizados na mesma proporção. Altura da parte aérea, número de raízes, comprimento da maior raiz, número de brotos, massa fresca total e pH foram avaliados sete meses após a instalação do experimento. Para C. intermédia, o T3 foi superior aos outros tratamentos, com valores maiores para os parâmetros estudados. O T4 e, a seguir, o T2 foram os tratamentos nos quais os valores mais se aproximaram do melhor tratamento. Para Milt. Clowesii, a mesma tendência se verificou, entretanto sem a mesma magnitude nas diferenças entre os tratamentos. De maneira geral, o extrato pirolenhoso incrementou o desenvolvimento vegetativo e radicular das orquídeas estudadas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.