<b>Níveis de fibra da dieta sobre o desempenho de coelhas no primeiro e segundo ciclos reprodutivos</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v26i1.1930
Resumo
Este experimento teve por objetivo estudar os efeitos dos níveis de fibra em detergente ácido (15,1%; 17,9%; 20,6%; 23,0%) da dieta sobre o desempenho de 64 coelhas da raça Nova Zelândia Branco, nos dois primeiros ciclos reprodutivos. As dietas continham 2850 kcal/kg de ED, 19,8% de PB e 28,8% de amido. No primeiro ciclo, o consumo diário apresentou variação quadrática (p<0,01) na gestação, com maior valor estimado para a dieta com 19,9% de FDA, e aumentou linearmente (p<0,0001) na fase de lactação. O peso dos láparos ao nascer e ao desmame teve efeito quadrático (p<0,005). No segundo ciclo, houve efeito linear crescente (p<0,001) das dietas sobre o consumo. As matrizes que receberam maior nível de FDA tiveram maior variação de peso corporal até o fim do ensaio. O peso dos láparos mostrou a mesma tendência, porém sem diferença estatística. Não houve efeito das dietas (p>0,05) sobre o tamanho das ninhadas. Dietas mais fibrosas promoveram uma maior produção de leite (p<0,02).Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





























