<b>Variação temporal e espacial de ovos e de larvas das espécies de interesse para a pesca na sub-bacia do rio Miranda, Pantanal, Estado do Mato Grosso do Sul, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v27i3.1314
Resumo
Foi analisada a variação temporal de ovos e de larvas das principais espécies exploradas no Pantanal: Piaractus mesopotamicus; Prochilodus lineatus; Salminus maxillosus; Leporinus macrocephalus e Pseudoplatystoma spp., no rio Miranda. As coletas foram realizadas nos meses de outubro a março, quinzenalmente, de 1996 a 1999. O rio foi dividido em trecho superior, médio e inferior, com 15 pontos de coleta. Foram utilizadas rede de plâncton cônico-cilindrica, com fluxômetro, e as amostras fixadas em formol 4%. Para a identificação, utilizaram-se características morfológicas e merísticas, grau de flexão da notocorda e elementos da nadadeira caudal. No primeiro período, foram capturadas 5.979 larvas e 1.075 ovos; no segundo, 108.912 larvas e 1.836 ovos; no terceiro, 13.465 larvas e 1.855 ovos. A ANOVA, entre os anos e trechos do rio, foi significativa (F= 6.5, p >0,05) no trecho médio, indicando que a reprodução ocorre do trecho médio para o superior, nos meses de novembro a janeiroDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.