<b>Levantamento florístico e fitofisionomia da lagoa Figueira e seu entorno, planície alagável do alto rio Paraná, Porto Rico, Estado do Paraná, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v25i1.2091
Resumo
Foi realizada uma caracterização botânica da lagoa Figueira (planície alagável do alto rio Paraná, Porto Rico, Estado do Paraná, Brasil, a 22o45’36’’S e 53ol5’56’’W), empregando-se levantamentos florísticos e perfis fitofisionômicos em diferentes períodos fluviométricos, além de uma carta batimétrica e análise do solo. O levantamento florístico resultou no reconhecimento de 36 famílias, 75 gêneros e 89 espécies. As famílias de maior riqueza específica foram Poaceae (14 espécies), seguida por Cyperaceae e Euphorbiaceae (oito cada). O porte predominante pertenceu ao herbáceo (79,78% das espécies) e, quanto à forma biológica, houve predominância das terrestres (50,56%) e das anfíbias (37,08%). A fitofisionomia, com predominância de herbáceas, apresenta diferenciações entre as margens e ao longo da lagoa, havendo uma considerável diminuição da cobertura vegetal no período de águas altas. Essa lagoa foi considerada um corpo de água raso, com solo tipo argilosoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.