Introdução de espécies: uma síntese comentada
Resumo
Nesta revisão, são apresentados e discutidos alguns aspectos da introdução e da transferência de espécies em diferentes ambientes, dando ênfase ao histórico, aos processos, e ao modo como as espécies foram introduzidas, além de alguns exemplos de impactos que essa prática pode causar sobre as comunidades nativas. Desde que o homem deixou de ser nômade, ele iniciou uma trilha de movimentação de espécies que deixou marcas das civilizações em todos os ecossistemas, modificando a distribuição natural das espécies. Atualmente, com a crescente demanda por alimentos e as facilidades proporcionadas pelos meios de transporte, essa prática tornou-se ainda mais exacerbada, aumentando os riscos de desaparecimento e extinção de espécies.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.